Cidade

Seis jovens da Fundação CASA de São Carlos participam da 2ª fase da OBMEP neste sábado

25 OUT 2025 • POR Jessica Carvalho R. • 06h51

São Carlos terá seis representantes na segunda fase da 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), que será aplicada neste sábado (25/10) em centros socioeducativos de todo o Estado de São Paulo. Os adolescentes cumprem medida socioeducativa na Fundação CASA e estudam o currículo da rede estadual, com aulas acompanhadas pela Gerência de Governança da Educação (GGE).

Ao todo, 392 jovens da Fundação CASA, vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, farão a prova em 71 unidades do Estado. A competição é coordenada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

A OBMEP é considerada a maior olimpíada estudantil do país e reúne mais de 18,6 milhões de estudantes em todas as unidades federativas. Nesta fase, os participantes respondem a uma prova discursiva com seis questões, totalizando até 120 pontos, em três níveis (Ensino Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio).

Os jovens que conquistarem destaque podem receber medalhas, menções honrosas e até oportunidades de acesso facilitado ao ensino superior, em instituições como USP, Unicamp e IMPA Tech — este último com grande reserva de vagas para medalhistas de olimpíadas científicas.

Nesta edição, serão distribuídas 8.450 medalhas nacionais e 51 mil menções honrosas, além de premiações estaduais que incluem ao menos 20,5 mil medalhas.

Para a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, a participação reforça a importância da educação como instrumento de transformação.“A Olimpíada é uma oportunidade de nossos jovens testarem seus conhecimentos, aprofundarem os estudos e se enxergarem como parte ativa da sociedade”, destacou.