Números da segurança

São Carlos registra aumento de homicídios em junho, aponta SSP

1 AGO 2025 • POR Da redação • 09h37
Um dos homicídios de junho foi registrado na Gildiney Carrer, Santa Angelina, quando Maykon Clayton Mota, 31 anos, foi morto a tiros - arquivo

A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP) divulgou os dados de criminalidade referentes ao mês de junho.

De acordo com o levantamento, em São Carlos o número de homicídios dolosos subiu levemente de 1, em maio, para 2 casos em junho. No entanto, as tentativas de homicídio caíram pela metade, passando de 2 para 1 ocorrência no mesmo período. As lesões corporais também apresentaram queda expressiva, de 70 para 47 registros.

Outro dado positivo é que a cidade não registrou nenhum caso de latrocínio (roubo seguido de morte) em junho, enquanto em maio houve um registro. Os roubos em geral diminuíram de 14 para 12 ocorrências, e não houve registros de roubo de veículos ou de roubo de carga no último mês — ambos com um caso registrado em maio.

Por outro lado, os indicadores de crimes contra o patrimônio apresentaram alta. Os furtos em geral aumentaram de 189 para 213 registros, e os furtos de veículos passaram de 21 para 24 casos. Já os casos de estupro se mantiveram estáveis, com 8 ocorrências em cada mês. O estupro de vulnerável apresentou leve alta, passando de 5 para 6 registros.