Linha com cerol corta fio de alta tensão e deixa mais de mil casas sem energia em Ibaté
31 JUL 2025 • POR Da redação • 13h40Mais de mil residências ficaram sem energia elétrica na manhã desta quarta-feira (31) em Ibaté, após uma linha com cerol atingir e romper um fio de alta tensão no cruzamento da Avenida Bahia com a Rua Antônio Peruchi, no Bairro Popular.
O incidente provocou a interrupção do fornecimento de energia em uma ampla área do bairro, afetando moradores e comerciantes, que relataram prejuízos e transtornos devido à queda de energia.
Equipes da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) foram acionadas e trabalham no local para realizar os reparos e restabelecer o fornecimento o mais rápido possível.
A CPFL reforça que o uso de linha com cerol é ilegal e extremamente perigoso, podendo causar acidentes graves, além de danos à rede elétrica. A prática é proibida por lei e pode resultar em sanções civis e criminais aos responsáveis.
Nota de posicionamento CPFL
"A CPFL Paulista informa que registrou uma interrupção pontual de energia para clientes do trecho mencionado, em Ibaté, nesta quinta-feira (31), em razão da interferência de uma pipa na rede elétrica da companhia. Equipes atuaram de imediato nos reparos necessários e o fornecimento foi rapidamente normalizado.
A concessionária alerta para os riscos de soltar pipas próximo à rede elétrica, pois o artefato pode se enroscar nos fios, provocando interrupção no fornecimento e afetando serviços essenciais, como centros de saúde e hospitais, além de colocar em perigo a vida de quem tentar removê-las. De janeiro a maio de 2025, somente na região de São Carlos e Araraquara, 207 interrupções foram contabilizadas por conta de pipas.
A orientação nesses casos é entrar em contato com o serviço emergencial da CPFL Paulista, pelo telefone 0800 010 1010 (ligação gratuita).
Riscos e cuidados ao soltar pipas estão entre os temas abordados pela campanha permanente Guardião da Vida do Grupo CPFL Energia. Mais informações no https://guardiaodavida.com.br/