Projeto “Deforma” leva arte e acessibilidade a São Carlos com apresentações gratuitas no Cemac
30 JUL 2025 • POR Jéssica C.R. • 18h02Nos dias 2 e 3 de agosto, São Carlos recebe o projeto artístico “Deforma: Acessibilidade em Cena e Cultura DEF”, da artista def (PCD) Isadora Ifanger. A iniciativa traz uma programação gratuita com oficina, performance e espetáculo no Cemac (Rua São Paulo, 745 – Centro), promovendo a inclusão por meio da arte.
A proposta busca difundir a cultura da acessibilidade e dar visibilidade à produção artística de pessoas com deficiência. A programação começa no sábado (2) com a oficina “Bordando Cicatrizes”, das 10h às 12h, um espaço de troca entre pessoas com e sem deficiência, em que o bordado é utilizado como ferramenta simbólica e coletiva de expressão.
No mesmo dia, às 16h, será apresentada a performance “Deforma”, em que Isadora audiodescreve suas próprias ações enquanto é acompanhada por uma intérprete de Libras e trilha sonora ao vivo da violoncelista Luca D'Alessandro. A apresentação propõe um mergulho na ancestralidade da pessoa com deficiência, utilizando fios vermelhos para criar conexões simbólicas entre corpo, espaço e memória.
No domingo (3), às 19h, será encenado o espetáculo “Inunda-me”, que insere a audiodescrição como parte da dramaturgia, acompanhada de Libras. A peça narra a trajetória de uma mãe que, após perder o filho para o mar, mergulha em uma busca emocional e solitária por respostas, inspirada por textos de Susan Sontag, Valter Hugo Mãe e Marcelo Onofri.
O projeto foi contemplado pelo Edital Fomento CultSP PNAB Nº 27/2024 e também passará por outras cidades paulistas, como São José dos Campos, Sorocaba, Santos, Tatuí e São Sebastião, além das já visitadas Matão, Sertãozinho, Campinas e Hortolândia.
Programação em São Carlos:
Sábado – 2 de agosto
-
10h às 12h – Oficina “Bordando Cicatrizes”
-
16h – Performance “Deforma”
Acessibilidade: Libras e audiodescrição
Domingo – 3 de agosto
-
19h – Espetáculo “Inunda-me”
Acessibilidade: Libras e audiodescrição
Todos os eventos serão realizados no Cemac, que fica na rua São Paulo 745 Centro . A entrada é gratuita e aberta ao público.