Educação

164 estudantes de São Carlos farão as provas de seleção do intercâmbio Prontos pro Mundo

Avaliação é uma das etapas para a classificação dos 500 estudantes que farão intercâmbio no primeiro semestre de 2026

18 JUL 2025 • POR Marco Rogério • 12h15
Secretaria da Educação deve enviar, anualmente, 1.000 estudantes que frequentarão aulas nas escolas de high school - Divulgação

 

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) já divulgou a lista com 26 mil estudantes que farão as provas de seleção do programa Prontos pro Mundo e concorrerão às 500 vagas de intercâmbio para um país de língua inglesa no primeiro semestre de 2026. Em São Carlos, 164 estudantes estão convocados para a avaliação.

Nas sete cidades da região abrangida pela Diretoria de Ensino, são 192 estudantes: sendo 1 de Corumbataí, 19 de Ibaté, 8 de Itirapina e 164 de São Carlos.

A prova deve ser aplicada entre os dias 4 e 8 de agosto. Esta é uma das etapas para que a Educação conheça os intercambistas do próximo ano.

A lista completa pode ser conferida aqui, mas cada estudante foi avisado da classificação pelo aplicativo Sala do Futuro, ferramenta da Secretaria da Educação que permite a estudantes e familiares o acesso a conquistas, boletins escolares bimestrais e frequência escolar.

De acordo com as regras do Prontos pro Mundo, estão habilitados a participar das provas os estudantes que:

A partir deste ano, a Educação ampliou a possibilidade de participação para estudantes que, no Ensino Fundamental, estavam matriculados desde o 6º ano nas redes municipais de ensino do estado e que agora pertencem à rede estadual paulista.

As provas de seleção do Prontos pro Mundo devem ser realizadas nas próprias escolas estaduais. Antes disso, nos dias 24 e 31 de julho, a equipe do programa organizará uma formação para os professores aplicadores da prova.

O resultado com a seleção dos 500 classificados para a viagem, prevista para o primeiro semestre do ano que vem, deve ser divulgado até o fim de agosto.

Por meio do programa Prontos pro Mundo, a Secretaria da Educação pretende enviar, anualmente, 1.000 estudantes para frequentarem aulas em escolas de high school — etapa equivalente ao Ensino Médio brasileiro — e que ficarão hospedados em casas de família.

Em São Carlos, os estudantes selecionados são das seguintes escolas: