Edinho Silva, ex-prefeito de Araraquara, é eleito presidente nacional do PT
8 JUL 2025 • POR Da redação • 07h41O ex-prefeito de Araraquara, Edinho Silva, foi eleito presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) após vencer o Processo de Eleição Direta (PED) da sigla. O resultado foi anunciado na noite desta segunda-feira (7), na sede nacional do partido, em Brasília, pelo atual presidente da legenda, o senador Humberto Costa.
A eleição transcorreu de forma tranquila em todo o país, permitindo que filiados escolhessem seus representantes municipais, estaduais e nacionais. Até a noite de segunda, 342.294 votos haviam sido apurados para a presidência nacional do partido. Edinho obteve 239.155 votos, o equivalente a 73% do total.
Em segundo lugar ficou o ex-presidente do PT, Rui Falcão, com 36.279 votos (11,15%). Romênio Pereira teve 36.009 votos (11,06%), e Valter Pomar, 14.006 (4,30%).
Em entrevista à comunicação oficial do PT, Edinho afirmou que o PED reafirma a força da legenda. “Estamos falando de um processo com mais de 400 mil filiados participando. Só um partido como o PT realiza algo nessa magnitude. Agradeço muito à militância, aos filiados e aos colegas que disputaram comigo esse processo. E agradeço ao presidente Lula pelo voto de confiança. Essa é uma missão que vai exigir muito e estou animado para cumpri-la”, declarou.
Perfil
Edinho Silva é filiado ao PT desde 1985. Graduado em Ciências Sociais pela UNESP de Araraquara e mestre em Engenharia de Produção pela UFSCar de São Carlos, tem ampla trajetória política. Foi vereador, deputado estadual, presidente do PT-SP e ministro da Comunicação Social no governo Dilma Rousseff. Também coordenou a campanha de Lula em 2022 e governou Araraquara por quatro mandatos.