São Carlos registra geada e a madrugada mais fria do ano
25 JUN 2025 • POR Da redação • 06h48São Carlos viveu nesta quarta-feira a madrugada mais fria do ano até o momento, com registros de geada em diversos pontos da cidade, como nos bairros Santa Felícia e Jardim Zavaglia. Carros e vegetação amanheceram cobertos por uma camada de gelo, conforme imagens enviadas por moradores ao portal.
De acordo com dados da estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), localizada na UFSCar, por volta das 5h os termômetros registraram 4,3ºC. No entanto, devido ao vento, a sensação térmica de aproximadamente de 0ºC.
A previsão indica que as temperaturas poderão cair ainda mais ao longo da manhã.
Como se forma a geada
A geada se forma quando a superfície do solo e dos objetos ao ar livre ficam tão frias durante a noite que o vapor de água presente no ar passa direto do estado gasoso para o sólido. Isso geralmente acontece em noites sem nuvens e sem vento, quando o calor acumulado durante o dia escapa para a atmosfera e a temperatura perto do chão cai para abaixo de 0°C. Nesse momento, a umidade presente no ar congela e cria uma camada de cristais de gelo visível nas plantas, telhados e carros, causando o fenômeno conhecido como geada.