Equipe da UFSCar chega à final da Hackathon da Receita Federal com solução inovadora para ajudar fumantes a largar o cigarro eletrônico
3 JUN 2025 • POR Jessica C R • 17h06Uma equipe de estudantes da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está na grande final da Hackathon da Receita Federal do estado de São Paulo com uma proposta ousada e criativa: transformar cigarros eletrônicos em espirômetros, aparelhos que medem a capacidade pulmonar. O objetivo? Reverter o uso nocivo do vape em uma ferramenta de conscientização e auxílio no combate ao vício.
Com essa solução tecnológica e de impacto social, os estudantes conquistaram o segundo lugar na votação pública até o momento, ficando atrás apenas de uma equipe da capital. Agora, eles contam com o apoio da comunidade para virar o jogo e trazer a vitória para o interior paulista.
Assista ao vídeo da solução no Instagram e quem quiser deixar seu like para ajudar a equipe de São Carlos:
A premiação acontece nesta quinta-feira, e o voto popular pode fazer toda a diferença.
“Transformamos a causa do problema em parte da solução”, explicam os alunos, que desenvolveram também um aplicativo de acompanhamento da saúde pulmonar e orientações para ajudar os usuários a parar de fumar.
A iniciativa mostra não só a criatividade e o domínio técnico dos estudantes, mas também um forte compromisso social — exatamente o espírito que a Hackathon busca fomentar.