Em São Carlos

Criança de 10 anos com miocardite viral aguarda transferência urgente para hospital de referência

5 MAI 2025 • POR Redação SCA • 13h30
Micaelly de 10 anos diagnosticada com miocardite viral, aguarda vaga para hospital referenciado - Foto autorizada pelo pai

A pequena Micaelly Pereira Severino, de apenas 10 anos, está internada há 18 dias na UTI infantil do Hospital Universitário (HU) em estado delicado, à espera de uma transferência para um hospital de referência em São Paulo ou Rio Preto. Micaelly foi diagnosticada com miocardite viral, uma inflamação do músculo do coração causada por infecção, e pode precisar de um transplante cardíaco, dependendo da evolução de seu quadro.

Segundo o pai, José Barbosa Severino, a filha começou a passar mal em casa, no bairro Jardim Zavaglia. "Ela sentia falta de ar, dor nas costas e o coração muito acelerado. Levamos na UPA, fizeram raio-X e deu inchaço no coração. Aí foi transferida para o HU e está lá até agora", relatou o pai.

Preocupado com a demora na transferência, José entrou em contato com o SCA pedindo ajuda para conseguir uma vaga em um hospital especializado, onde Micaelly possa fazer novos exames e receber a avaliação necessária para um possível transplante.

A regulação de vagas na rede pública é realizada pelo sistema CROSS, do governo estadual.