Defensoria Pública abre vagas de estágio em todo o Estado
Oportunidades disponíveis para estudantes de Direito em várias cidades do interior paulista
25 MAI 2011 • POR • 14h09 Defensoria Pública do Estado de São Paulo abre inscrições, no próximo dia 26, às 14h, para processo seletivo destinado a preencher 616 vagas de estágio para estudantes de Direito de todo o Estado. Entre os benefícios previstos na Lei do Estágio incluem-se bolsa auxílio de R$ 671,61, para jornada de 20 horas semanais, e auxílio-transporte no valor de R$ 48,81. O edital e o formulário de inscrição podem ser acessados no site do Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE (www.ciee.org.br), até 9 de junho, às 14 horas, quando serão encerradas as inscrições. Para participar, o candidato deve cursar a partir do antepenúltimo ano da graduação em Direito.
Parte das oportunidades está disponível no interior de São Paulo: Campinas, Araçatuba, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Franca, São José do Rio Preto, São Carlos e Araraquara.
Segundo Luiz Gonzaga Bertelli, presidente executivo do CIEE, o estágio é uma das ferramentas mais eficientes para atração e treinamento prático de estudantes e, de maneira crescente, vem sendo reconhecido pelos recrutadores como uma desejável experiência prévia, que conta pontos em processos seletivos para o primeiro emprego. Pesquisa realizada pela TNS InterSciense indica que 64% dos estagiários são efetivados em regime de CLT após o final de um ou dois períodos de estágio. Segundo os entrevistados para a pesquisa, o Programa de Estágio do CIEE abriu as portas para o primeiro emprego, aliou a prática na empresa com a teoria da escola e melhorou a vida pessoal dos estudantes.
Embora os estagiários em órgãos públicos não possam ser efetivados, pois a contratação como funcionário depende de concurso, a experiência do estágio se revela altamente benéfica para os estudantes. Muitos deles, ao terem despertada a vocação para o serviço público, estarão mais aptos a vencer a difícil barreira dos concursos públicos e outros, ao darem preferência à iniciativa privada, enriquecerão o currículo com uma valiosa experiência em administração pública.