Cidade

IFSP desenvolve Projeto de Letramento de Português e Matemática nos São Carlos VIII e Cidade Aracy

6 MAR 2025 • POR Assessoria de Imprensa • 09h56
O projeto visa o desenvolvimento das competências em leitura, escrita e raciocínio matemático de alunos do ensino fundamental, por meio de atividades dinâmicas e interativas. O intuito é fortalecer a base educacional desses estudantes, contribuindo para sua evolução acadêmica e social.
 
Em 2024, o projeto foi desenvolvido em três instituições de ensino, sendo elas: duas unidades dos Salesianos, a sede localizada no centro e a Dom Luciano localizada no São Carlos VIII e E.M.E.B. Arthur Natalino Deriggi, localizada na cidade Aracy II.
 
As atividades foram conduzidas por meio de oficinas de leitura, escrita e resolução de problemas matemáticos, além de metodologias ativas, como gamificação, interpretação de textos visuais (quadros de Cândido Portinari) e até aplicações práticas da matemática com conceitos modernos, como drones.
 
Os resultados do projeto em 2024 foram: engajamento significativo dos alunos nas atividades, melhoria na interpretação de textos e resolução de problemas matemáticos, desenvolvimento do pensamento crítico e autonomia nos estudos e principalmente a integração entre escola e comunidade acadêmica do IFSP.
 
O projeto foi desenvolvido pelo professor Dr. Fabriciu Alarcão Veiga Benini. É o IFSP Campus São Carlos levando conhecimento e habilidades para a cidade de São Carlos.