Cidade

Cuidadores de doentes recebem atenção especial da Prefeitura

13 ABR 2011 • POR • 16h47

Nesta quarta, nutricionista da Secretaria de Agricultura fez palestra sobre alimentação saudável para 30 Cuidadores

As pessoas responsáveis pelo acompanhamento de pacientes com internação domiciliar - conhecidos como Cuidadores e que na maioria dos casos é um familiar do doente - foram recebidas nesta quarta-feira (13) no Centro Municipal de Especialidades (CEME) para acompanhar uma palestra sobre alimentação saudável.

A nutricionista da Divisão de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento da Prefeitura de São Carlos, Camila Rigolão, ministrou a palestra para cerca de 30 Cuidadores.

Com um exemplo simples, Camila comparou os diferentes tipos de alimentos a combustíveis que podem ser bons ou ruins para o organismo. Destacando a importância de modificar os maus hábitos alimentares, a nutricionista salientou a necessidade de fazer cinco ou seis refeições ao dia, apresentou a pirâmide alimentar que mostra a quantidade correta e os tipos de alimentos que devem ser consumidos para uma alimentação saudável, também falou sobre a importância de praticar exercícios físicos e de ingerir água, além de ensinar a calcular o índice de massa corporal.

A repercussão sobre o tema foi imediata e durante a palestra vários Cuidadores perguntaram a Camila sobre a melhor maneira de se produzir refeições sem que os alimentos percam os nutrientes e também sobre os seus hábitos alimentares.

No final do encontro, os participantes agradeceram a palestrante e participaram de um café da manhã. A data do próximo encontro foi marcada para o próximo dia 27, às 7h30.

Os Cuidadores
Oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde, o encontro com os Cuidadores é uma das ações desenvolvida pelo Programa de Atendimento Domiciliar (PAD). Para que o Cuidador não tenha uma sobrecarga de responsabilidades em função da dedicação exclusiva ao paciente, são realizados encontros no Centro Municipal de Especialidades com palestras, dinâmicas e até atividades de lazer.

O objetivo é promover uma interação com as equipes de saúde, através de atividades descontraídas, já que muitos Cuidadores dedicam atenção exclusiva ao doente, em alguns casos a dedicação é de 24 horas por dia, o que podem provocar o aparecimento de diversas doenças, especialmente doenças emocionais.