Mulher cai em golpe ao pagar conta de energia elétrica
Vítima utilizou o QR Code de uma suposta empresa que imitava o site da companhia original
29 DEZ 2023 • POR Marcos Escrivani • 08h52Uma mulher de 63 anos, que reside no centro de São Carlos, registrou boletim de ocorrência nesta quinta-feira, 28, na CPJ, alegando que foi vítima de golpe.
Segundo ela, no dia 26 de setembro, por ter uma conta de energia elétrica em atraso, optou por fazer o pagamento de forma virtual e na internet acessou um site que pensava ser da CPFL Paulista, uma vez que seria semelhante e teria todos seus dados pessoais. Através de um QR Code efetuou o pagamento. Acreditando ter quitado o débito, estranhou no mês seguinte quando percebeu que a mesma conta atrasada permanecia em aberto. Com o comprovante do pagamento no suposto site da empresa, foi até a CPFL, quando foi informada que teria sido vítima de um golpe.
Posicionamento CPFL
“A CPFL Paulista esclarece que o site da distribuidora não foi hackeado ou invadido. A concessionária tomou conhecimento de casos recentes de golpes que estão sendo aplicados através do ambiente digital e reforça que não se trata de ataques por meio de seu site oficial, mas sim de sites falsos que induzem os clientes ao erro, capturando informações do cliente ao simular o site oficial da CPFL. A empresa ressalta que vem adotando todas as medidas necessárias para minimizar a situação e que reforça constantemente, em campanhas de comunicação com a população, por meio de divulgação nas redes sociais, canais de atendimento e e-mail, as informações e orientações sobre seus serviços.
A CPFL acrescenta que possui políticas de proteção dos acessos ao site oficial da empresa e orienta que o consumidor vítima de golpe de terceiros faça o registro do boletim de ocorrência policial.
Orientações de segurança sobre as contas de energia elétrica:
- A via de acesso à conta digital, para clientes que recebem a conta por e-mail, é o link encaminhado aos clientes pelo endereço contadigital@cpfl.com.br.
- O cliente deve solicitar a segunda via da conta exclusivamente pelo site www.cpfl.com.br ou aplicativo CPFL Energia, e pagar a fatura obtida com o código de barras ou código PIX. Atenção especial se for usar sites de busca, como o Google, pois é aqui que os sites fraudulentos podem aparecer para o cliente. O link correto é o https://www.cpfl.com.br/segunda-via-de-conta.
- Antes de confirmar o pagamento por boleto ou PIX, o cliente deve se certificar de que o valor é o mesmo que aparece na conta e se o nome e CNPJ do favorecido são os da empresa de energia. No caso da CPFL Paulista, o CNPJ é o 33.050.196/0001-88. Em qualquer divergência ou suspeita sobre o favorecido, o cliente não deve fazer o pagamento.
- A CPFL também possui uma área específica no site para orientações gerais de segurança para os clientes, o https://www.cpfl.com.br/fato-ou-fake.
- Em caso de dúvidas, os clientes podem acessar os canais de atendimento; na CPFL Paulista são: WhatsApp (19) 99908-8888, SMS 27351 e call center 0800 010 1010 (ligação gratuita).”