Estelionato

Mulher cai em golpe ao pagar conta de energia elétrica

Vítima utilizou o QR Code de uma suposta empresa que imitava o site da companhia original

29 DEZ 2023 • POR Marcos Escrivani • 08h52

Uma mulher de 63 anos, que reside no centro de São Carlos, registrou boletim de ocorrência nesta quinta-feira, 28, na CPJ, alegando que foi vítima de golpe.

Segundo ela, no dia 26 de setembro, por ter uma conta de energia elétrica em atraso, optou por fazer o pagamento de forma virtual e na internet acessou um site que pensava ser da CPFL Paulista, uma vez que seria semelhante e teria todos seus dados pessoais. Através de um QR Code efetuou o pagamento. Acreditando ter quitado o débito, estranhou no mês seguinte quando percebeu que a mesma conta atrasada permanecia em aberto. Com o comprovante do pagamento no suposto site da empresa, foi até a CPFL, quando foi informada que teria sido vítima de um golpe.

Posicionamento CPFL

“A CPFL Paulista esclarece que o site da distribuidora não foi hackeado ou invadido. A concessionária tomou conhecimento de casos recentes de golpes que estão sendo aplicados através do ambiente digital e reforça que não se trata de ataques por meio de seu site oficial, mas sim de sites falsos que induzem os clientes ao erro, capturando informações do cliente ao simular o site oficial da CPFL. A empresa ressalta que vem adotando todas as medidas necessárias para minimizar a situação e que reforça constantemente, em campanhas de comunicação com a população, por meio de divulgação nas redes sociais, canais de atendimento e e-mail, as informações e orientações sobre seus serviços.

A CPFL acrescenta que possui políticas de proteção dos acessos ao site oficial da empresa e orienta que o consumidor vítima de golpe de terceiros faça o registro do boletim de ocorrência policial.

Orientações de segurança sobre as contas de energia elétrica: