Homem paga contas de energia em site clonado da CPFL em São Carlos
Vítima percebeu que estava sendo enganado quando a página onde realizava o pagamento “travou”
5 SET 2023 • POR Redação • 09h25Um homem de 56 anos foi vítima de um golpe em São Carlos. Residente no Cidade Aracy, ao efetuar o pagamento de contas de energia elétrica atrasadas, acabou perdendo R$ 313,52. O motivo é que o local onde fazia os pagamentos online, seria um site clonado da CPFL.
A vítima compareceu nesta segunda-feira, 4, na CPJ e registrou o crime em boletim de ocorrência. Disse que buscou no Google, um site para pagamento da 2ª via da conta na CPFL e apareceu vários links.
O homem acreditando que fosse verdadeiro, clicou em uma página semelhante da empresa e começou a fazer os pagamentos pendentes. Fez três e quando iria pagar a quarta conta, o site ‘travou’ e ao buscar informações, teve ciência que o dinheiro iria para outra empresa. Ele entrou em contato com a CPFL e teria sido informado que o site da empresa estaria sendo clonado.
Nota de posicionamento da CPFL Paulista:
“A CPFL Paulista informa que tomou conhecimento de casos recentes de golpes que estão sendo aplicados no ambiente digital e esclarece que vem adotando todas as medidas necessárias para minimizar a situação. A empresa destaca que reforça constantemente em campanhas de comunicação com a população, por meio de divulgação nas redes sociais, canais de atendimento e e-mail, as informações e orientações sobre seus serviços.
A CPFL acrescenta que possui políticas de proteção dos acessos ao site oficial da empresa e orienta que o consumidor vítima de golpe de terceiros faça o registro do boletim de ocorrência policial.
Orientações de segurança sobre as contas de energia elétrica:
- A via de acesso à conta é o link encaminhado aos clientes pelo e-mail cadastrado, enviado pelo endereço contadigital@cpfl.com.br.
- Antes de confirmar o pagamento por boleto ou PIX, o cliente deve se certificar de que o valor é o mesmo que aparece na conta e se o nome e CNPJ do favorecido são os da empresa de energia. No caso da CPFL Paulista, o CNPJ é o 33.050.196/0001-88
- Em qualquer divergência ou suspeita, o cliente não deve fazer o pagamento. Ele deve solicitar a segunda via da conta exclusivamente pelo site www.cpfl.com.br ou aplicativo CPFL Energia, e pagar a nova fatura com o código de barras recém-emitido. Se for usar sites de busca, como o Google, o link correto é o https://www.cpfl.com.br/segunda-via-de-conta.
- A CPFL também possui uma área específica no site para orientações gerais de segurança para os clientes, o https://www.cpfl.com.br/fato-ou-fake.
- Em caso de dúvidas, os clientes podem acessar os canais de atendimento; na CPFL Paulista são: WhatsApp (19) 99908-8888, SMS 27351 e call center 0800 010 1010 (ligação gratuita).”