Situação complicada

Prontos-Socorros de hospitais públicos de São Carlos operam acima de 100% da capacidade

21 JUN 2023 • POR Redação São Carlos Agora • 19h32
Ambulância da Santa Casa chegando no pronto-socorro da Santa Casa. - arquivo

Prontos-socorros de hospitais públicos de São Carlos estão trabalhando com mais de 100% da capacidade. A informação foi obtida pelo SCA na tarde desta quarta-feira (21).

Em nota o HU-UFSCar informou que o pronto-atendimento está atendendo acima de 100% de sua capacidade e que atendimentos emergenciais são regulados e monitorados pelo sistema CROSS. Os casos em que o hospital não consegue atender devido à superlotação, são redirecionados para outros serviços, conforme fluxo de regulação do acesso às urgências estabelecido no município e região.

Mesma situação vive a Santa Casa, que também através de nota informou “que está com a sua capacidade máxima excedida, mas ressalta que todos os casos urgentes estão sendo atendidos conforme disponibilidade da equipe de enfermagem e médica, que busca oferecer o melhor atendimento possível aos pacientes”.

Por procedimento padrão, o SAMU não encaminha pacientes para hospitais privados, mas durante a tarde, um homem que esfaqueou a própria barriga, foi encaminhado até o pronto-socorro particular de um hospital no Centro de onde é conveniado. A situação extraordinária se deu devido a superlotação nos hospitais públicos.