Cidade

Ditinho quer estudo para reurbanização e revitalização da Vila Prado

9 MAR 2011 • POR • 18h22

O vereador Ditinho Matheus (PMDB) encaminhou à Prefeitura uma indicação para que seja realizado estudo para reurbanização e revitalização do quadrilátero formado pelas ruas  Dona Ana Prado, Av. Sallum, Dr. Duarte Nunes e Coronel Leopoldo na Vila Prado.

Ditinho considera que o quadrilátero compõe um dos bairros mais antigos e tradicionais de São Carlos, considerado de interesse histórico conforme o Plano Diretor no seu artigo 58.Na indicação ele menciona alguns dados históricos sobre a Vila Prado, onde se encontra a estação ferroviária, hoje transformada em “Estação Cultura”, que desempenhou um papel estratégico no processo de urbanização da cidade, alem de transformar-se em ponto de desembarque da massa de imigrantes que afluíram para São Carlos desde o século XIX. A Vila Prado conta também com o primeiro patrimônio histórico cultural de São Carlos, a Paróquia de Santo Antonio de Pádua. Criada em 1943, para que a região, formada principalmente por operários e ferroviários, tivesse também a sua Igreja Matriz. Foi a primeira paróquia a ser desmembrada da Catedral. Antes de 1943 as missas e orações aconteciam em um salão localizado no cruzamento da Rua Larga com a Travessa Quatro, onde atualmente funciona a creche Aracy Pereira Lopes.

O vereador sugere que após estudo, a execução da reurbanização e revitalização da Vila Prado seja realizada mediante (PPP) Parceria Publico Privada, conforme tem se observado por parte da Prefeitura de São Carlos na implantação de vários projetos. A seu ver, no caso da reurbanização do bairro, “a exemplo de outras cidades, podemos contar ainda com a colaboração dos agentes comunitários uma vez que o papel de reurbanização de tais áreas vai alem de deixar a cidade mais bonita”.

“Resgatar a história de espaços ou reconstruir patrimônios tombados fortalece o mercado e o comercio da região no qual estão inseridos, gera empregos direta ou indiretamente, e ainda cria um ambiente mais agradável para os moradores locais”, afirma Ditinho.