Meio Ambiente

Prefeitura é acusada de realizar descarte irregular de lixo na região do Espraiado

Em nota, a assessoria informou que transbordo é temporário e até sábado todo entulho será retirado

17 NOV 2022 • POR Marcos Escrivani • 14h04
Restos de construção descartados no local - Whatsapp SCA

Moradores de um condomínio próximo a captação de Água no Espraiado, na região do Parque Ecológico de São Carlos, entraram em contato com a redação do São Carlos Agora para denunciar um possível descarte irregular de resíduos sólidos no local.

O vereador Djalma Nery (PSOL) esteve no local e acusou a Prefeitura Municipal de fazer o descarte irregular de lixo na área que seria de proteção permanente (APP), a aproximadamente 50 metros do Córrego do Espraiado.

Após ir até o local, o parlamentar fez um vídeo e postou em sua página no Facebook, afirmando que irá acionar o Ministério Público e a Cetesb ainda nesta quinta-feira e exigir explicações imediatas do Poder Público.

Abaixo, o post de Nery:

“Estamos aqui na área da antiga Horta Municipal, onde a prefeitura está fazendo descarte, ao que tudo indica, irregular de resíduos a menos de 50 metros de distância do Córrego do Espraiado (portanto APP) e também de residências de um condomínio vizinho. Completo desrespeito com o meio ambiente, com a saúde do povo e com a população. Vamos acionar o Ministério Público e Cetesb ainda hoje e exigir explicações imediatas da prefeitura de São Carlos”

PREFEITURA EXPLICA

Por intermédio da assessoria de imprensa, a Prefeitura Municipal informou que o Aterro do Guaporé, onde são feitos os descartes, teria pegado fogo no último dia 5 e até hoje teria focos, o que impede que o entulho seja depositado.

Na nota, salienta que o “transbordo é temporário e até sábado (19) todo o lixo será retirado do local. “Os órgãos já foram oficializados porque não tem como fazer o descarte no aterro, pois tem focos de incêndio”, diz a nota.