Sesc São Carlos traz a Mostra Arte & Afro
Show, performance literária, exibição de documentário, oficinas e bate-papos compõem uma programação
11 NOV 2022 • POR Redação • 09h30O Sesc São Carlos traz nos dias 11 e 12 a Mostra Arte & Afro. Trata-se de show, performance literária, exibição de documentário, oficinas e bate-papos compõem uma programação diversa que busca apresentar a trajetória e produção de jovens artistas negros do território, fortalecer a construção de redes entre esses artistas, além de criar mais espaços de reflexão, fruição, afeto e troca entre pessoas negras.
Uma iniciativa para o reconhecimento, a valorização e a difusão de diferentes expressões e protagonistas da arte negra de São Carlos e região.
Oficina
Autogestão de carreira artística
Com Sara Donato, rapper do Rap Plus Size
Apoiando-se em sua própria trajetória, a rapper traz ideias e soluções práticas para jovens artistas independentes gerenciarem seus produtos e carreira. A oficina discute a importância de se pensar em todas as etapas desde a composição até o lançamento de um trabalho, apresenta aos participantes materiais como portfólio e clipping e os conduz a, na prática, contarem suas histórias na formatação de release profissional.
Voltada para artistas e criativos iniciantes e/ou independentes.
Dia 12/11, sábado, das 14h às 16h
Sala de atividades corporais
Grátis - Inscrições pelo portal sescsp.org.br/saocarlos ou na Central de Atendimento. Lugares limitados.
16 anos
Literatura - bate-papo
Jovens autorias negras: diálogos literários possíveis
Com Alma Aiye Dun, Bruno Caldeira e Naiara Medeiros. Mediação de Lilian Peres
Perpassando as vivências artísticas e produções tão diversas desses jovens escritores negros do território, uma reflexão sobre a produção literária negra no Brasil de hoje, assim como sua história e relação com a luta antirracista. Um espaço para conhecer e dialogar sobre a literatura produzida em diáspora negra e vias teóricas para pensar sobre ela.
Lilian Peres é mestre em Estudos Linguísticos, com foco em Estudos da Tradução, pela UNESP-Ibilce. É tradutora e professora de inglês. Pesquisa literatura negro-brasileira e afro-americana há sete anos. Busca incorporar seus conhecimentos sobre a diáspora negra e suas múltiplas produções artísticas a tudo que produz.
Dia 12/11, sábado, das 16h às 18h
Galpão
Grátis - Retirada de senhas no Galpão, com 30 minutos de antecedência. Lugares limitados.
Livre
Curso
Desenho para narrativas
Com Bruna Vieira Ferreira (Inaraí)
O curso desenvolve-se com um objetivo específico de contar uma história por meio da ilustração. Apresentando conceitos-chave para a aprendizagem de técnicas de desenho e análise de narrativa, o projeto para aspirantes das artes visuais e literárias visa a elaboração de uma história visual, que será desenvolvida durante os encontros.
Bruna Vieira Ferreira (Inaraí) é professora, ilustradora, escritora e, sobretudo, contadora de histórias. Formada em Letras pela UNESP, também é produtora executiva do Virando a Rua, com sede em Araraquara. Entre seus trabalhos, há roteiros para webséries, performances, projetos culturais e ilustrações.
Dias 12 e 19/11, sábados, das 14h às 18h
Sala multiuso
Grátis. Atividade sequencial. Inscrições na Central de Atendimento e no portal sescsp.org.br/inscricoes a partir de 1/11, às 14h. Lugares limitados.
14 anos
Oficina
Trançando vidas
Com Mirella Evaristo
Nesse encontro, as pessoas inscritas conhecerão os materiais utilizados e terão a oportunidade de vivenciar o básico da trança nagô.
Mirella Evaristo começou a fazer tranças em 2002 por influência de uma companhia de dança na qual fazia parte: "na época não fazia bem, mesmo assim eu tentava incansavelmente. Até que um dia de tanto minha avó ver meus esforços, me sentou em suas pernas e perguntou
“Hoje eu tenho certeza de que aquela foi a tarde mais feliz da minha vida. Porque não só nascia uma profissão, mas um estilo de vida que me sustenta como cabeleireira e, principalmente, como mulher preta. Depois desta tarde, tive a felicidade de trabalhar muitos anos no centro de São Paulo e, também, com grandes nomes no SPFW.”
Dia 13/11, domingo, das 14h às 15h30
Quintal. Grátis - Retirada de senhas na Loja Sesc, com 30 minutos de antecedência. Lugares limitados. 18 anos
Show
Sara Donato convida
Participação especial de Stevan, Nega, MC Primitivo, Escuridão, Carlinhos, CV$NHX e DJ Tayan e abertura com as Batalhas de Rima de Sanca
Para comemorar os 10 anos de seu primeiro álbum solo, Made in Roça, a rapper Sara Donato reúne-se no palco com novos artistas independentes da cena rap de São Carlos. Relembrando suas raízes na cidade e refletindo sobre sua trajetória no rap, Sara pretende dar visibilidade a jovens como ela, que tiveram suas vidas transformadas pela arte e estão na luta para viver dela.
Conhecidas também como duelo de freestyle, as batalhas são encontros onde duas pessoas, os/as mestres de cerimônia (MC's), disputam entre si com rimas improvisadas, criadas no calor da hora, acompanhadas por beats ou no formato à capela. As batalhas de MC's são espaços importantes de disseminação e fortalecimento da cultura hip hop. Com Batalha da Alcateia e Ocupação Cultural Praça dos Pombos.
Dia 13/11, domingo, às 15h
Galpão
Grátis. Retirada de ingressos limitada a 1 por pessoa, com 1 hora de antecedência, na loja Sesc. Lugares Limitados.
14 anos
Literatura
Bate-papo
O que tem em uma touca de cetim?
Com Ayodele Floriano, Cintia Santos (SoulCrespa). Mediação: Sonia Pinheiro
Um papo sobre literatura para as infâncias, representatividade negra e reflexões sobre a importância da literatura antirracista para todas as crianças e adultos como instrumento de construção de uma sociedade mais justa. A escritora Cintia Santos e a pesquisadora Ayodele Floriano abordam a temática em seus cotidianos, buscando emancipar famílias, escolas e comunidades. E a mediação acontece com a participação da bibliotecária e contadora de histórias, Sonia Pinheiro.
Dia 13/11, domingo, das 10h30 às 12h30
Galpão
Grátis - Retirada de senhas no Galpão, com 30 minutos de antecedência. Lugares limitados.
Livre
--
BATUQUE DE UMBIGADA
Sonora Brasil
O Sonora Brasil é uma ação que tem o objetivo de apresentar ao público brasileiro as mais diversas manifestações culturais do país. Por meio de apresentações musicais acústicas e comentadas, são mapeadas desde manifestações culturais de territórios isolados e interiorizados até as novas experiências contemporâneas de fruição musical, ampliando assim a percepção sobre as pluralidades que constituem identidades e diferenças étnico-culturais no Brasil.
Estéticas e narrativas que historicamente são colocadas à margem dos processos de difusão musicais pautam a elaboração, a curadoria e a realização do Sonora Brasil, resultado da ação integrada entre o Departamento Nacional e os Departamentos Regionais do Sesc, por meio da Rede Sesc de Música, que envolve todo o corpo técnico da área de Música da instituição. Isso aprofunda os processos de discussão, pesquisa e produção, que colaboram para o conjunto de ações realizadas pelo Sesc para o desenvolvimento cultural e artístico do país.
Oficina
Prosa com Batuque
Com o professor Antonio Filogênio Paula e Batuque de Umbigada
Uma conversa sobre a História da África Bantú e suas influências na cultura Oeste Paulista até a Tradição do Batuque de Umbigada na região de Piracicaba, Tietê e Capivari. Além da vivência com os instrumentos, canto e a dança.
Das 14h às 16h
Teatro. Grátis. Retirada de senha na loja Sesc com 30 minutos de antecedência. Lugares limitados
10 anos
Show
Batuque de Umbigada
Casa de Batuqueiro
O termo batuque de umbigada refere-se as práticas negras envolvendo tambores. A palavra umbigada, neste caso, trouxe a identificação de uma parte da dança em que se tocam os umbigos entre a energia feminina e masculina como celebração da vida e ao elo com a ancestralidade.
Às 17h30
Área de convivência interna. Grátis. Livre