“Falta de respeito”

Atletas de São Carlos mostram indignação com estado de pista de atletismo

Alegam que praça esportiva estaria abandonada e alvo de vandalismo e furtos; fizeram abaixo assinado e devem ir ao MP

26 AGO 2022 • POR Marcos Escrivani • 09h50
Pista de atletismo sofre com atos de vandalismo, furtos e abandono - Marcos Escrivani

Vários atletas de São Carlos entraram em contato com o São Carlos Agora para mostrar a indignação quanto ao estado da pista de atletismo localizada no Distrito de Água Vermelha.

A praça esportiva denominada José Manuel da Silva (Professor Zé Índio) está no Centro Olímpico Bichara Damha e foi inaugurada no dia 18 de junho de 2016, na gestão Paulo Altomani. Na época, um investimento de aproximadamente R$ 2 milhões.

Entretanto, segundo os atletas, no local não há pessoas que cuidam do espaço, que vem sofrendo constantes atos de vandalismo e furto, bem como não ocorre manutenção.

Revoltados, chegaram a fazer um abaixo assinado com mais de 400 assinaturas (em sua maioria esportistas) e o documento entregue na Câmara Municipal a mais de dois meses. Porém, nenhuma atitude foi tomada até a presente data. Paralelamente, o próximo passo deverá uma ação movida no Ministério Público no sentido de que o local esteja apto para receber não somente atletas, mas a população em geral e quiçá, competições esportivas.

“FALTA DE RESPEITO”

De acordo com Eduardo Granola dos Santos, 47 anos, um dos atletas que entraram em contato com o SCA, o estado atual da pista de atletismo seria uma “falta de respeito e pouco caso dos políticos”. “Ali foi investido R$ 2 milhões. É dinheiro público, de impostos. E todas as dependências estão vandalizadas”, disse. “Quando treinamos e competimos não o apoio necessário. E agora nem mesmo onde treinar com segurança. Eu, por exemplo, quando saio de casa e vou até lá, são 15 quilômetros. E não tem um banheiro para necessidades fisiológicas e um chuveiro para um banho”, comentou.

Granola afirmou ainda que o Centro Olímpico de uma maneira geral está ao “Deus dará”, em estado de abandono. “Não queremos luxo. Só manter o que foi construído”, referendou.

TRIATLETAS, ATLETAS

Além de pessoas que vão até o local para uma simples caminhada, Granola afirmou que a pista de atletismo é utilizada por atletas avulsos que competem por lazer ou terapia e ainda aqueles de alto rendimento, como das equipes Sesi São Carlos, em sua maioria triatletas e da ASA/ADN/IESC São Carlos, que representa a cidade em provas regionais, estaduais, nacionais e internacionais.

“Diariamente tem gente realizando atividades, mas é vergonhoso o estado da pista”, lamentou, salientando que os atos de vandalismo acontecem a mais de um ano. “O vestiário não tem chuveiros. Já levaram vasos sanitários e a fiação. As portas estão quebradas, bem como algumas vidraças. Na pista de atletismo, onde havia canaletas de alumínio para escorrer as águas pluviais, ocorreram furtos. Foram levadas quase 100 metros de canaletas. Sem contar o alambrado”, contabilizou.

Desestimulado, Granola disse que a esperança estava em um abaixo-assinado que foi entregue na Câmara Municipal. “Vereadores se mostraram solícitos, foi comentado na Tribuna até. Mas só teorias. De prático de agora, nada”, lamentou. “Colhemos mais de 400 assinaturas e nada foi feito. Fica a sensação de pouco caso. Agora vamos fazer denúncia no Ministério Público. Como disse antes, não queremos luxo. Apenas um local digno para que possamos treinar e representar nossa cidade”, finalizou Granola.

PREFEITURA MUNICIPAL

Na manhã de quinta-feira, 25, a reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal e fez questionamentos sobre o assunto, no sentido de possíveis melhorias. Assim que a nota for emitida, a matéria será atualizada.