Relógio atômico do IFSC - USP contribui para definição internacional do tempo
5 JUN 2022 • POR Kleber Jorge Savio Chicrala • 08h04Metrologia Científica de Tempo e Frequência está entre as principais atividades desenvolvidas a anos nos laboratórios do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica ((CEPOF) -IFSC -USP, com linhas de pesquisas reconhecidas no Brasil e no exterior, e com publicações destacadas em trabalhos científicos em diversos países.
Importantes nomes da ciência mundial estiveram presentes nos laboratórios do CEPOF – IFSC – USP, inclusive o atual ministro da ciência e tecnologia Marcos Pontes, que reconheceu os trabalhos científicos do Grupo de pesquisa, e afirmando (na época) sua importância ao Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato, coordenador do CEPOF – IFSC – USP, tamanha importância desta área para o futuro do Brasil.
Mas como funciona um relógio atômico ?
Os relógios atômicos calculam as oscilações dos elétrons no interior do átomo de césio 133 (um tipo de átomo estável deste elemento químico que não emite radiação nociva). O átomo é submetido a uma “perturbação” para passar para um outro estado. O tempo que dura um segundo, então, é o quanto leva para que esse processo aconteça, o que exige exatamente 9.192.631.770 ciclos de oscilação da radiação. Também são utilizados outros elementos para “alimentar” o relógio, mas o césio é o mais comum.
Procure entender mais sobre esses trabalhos científicos da CEPOF – INOF – IFSC – USP acessando a página do CEPOF na internet: https://www.ifsc.usp.br/cepof/, e assistindo as entrevistas em jornalismo científico e aulas super interessantes realizadas pelos pesquisadores/professores e pela equipe de difusão científica.
Fontes: Jornalismo Científico do CEPOF – INCT – IFSC – USP, Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato – Coordenador do CEPOF – INCT – IFSC – USP, e Jornal da USP / Site do IFSC – CEPOF