Região

Detentos beneficiados pela "saidinha" não retornam para presídios da região

Os detentos que não voltaram são considerados foragidos.

23 MAR 2022 • POR Redação São Carlos Agora • 18h03
Penitenciaria Dr. Antonio de Queiroz Filho em Itirapina - divulgação

A maioria dos presos que recebeu o benefício da última saída temporária retornou para os presídios de Araraquara e Itirapina, mas alguns deles resolveram permanecer nas ruas. Confira a quantidade nas tabelas abaixo. 

Segundo a Secretaria da Administração Penitenciária, as saídas temporárias são benefícios previstos na Lei de Execução Penal e com as datas reguladas, no estado de São Paulo. A concessão do benefício é estipulada pela Justiça. Ainda de acordo com a SAP,  o Poder Judiciário alterou o cronograma de saídas temporárias e que os benefícios não correspondem mais as datas comemorativas e feriados, como ocorria anteriormente. 

Os detentos deixaram as penitenciárias no dia 15 e deveriam retornar na última segunda-feira (23).  Quem não retornar é considerado foragido da Justiça e perde os benefícios do regime semiaberto.

Confira a quantidade de detentos que deixaram as prisões em Itirapina e Araraquara

UNIDADES
  Saíram Não Retornaram % Não retornaram Penitenciária “Dr. Sebastião Martins Silveira” de Araraquara + Ala de Progressão 94 2 2,13% Centro de Ressocialização Feminino de Araraquara 43 0 0,00% Centro de Ressocialização Masculino de Araraquara 136 0 0,00%
 
UNIDADES Saíram Não Retornaram % Não retornaram Penitenciária “Dr. Antônio de Queiroz Filho” de Itirapina I FECHADO 212 6 2,83% Penitenciária ”João Batista de Arruda Sampaio” de Itirapina II FECHADO 290 21 7,24%