Artigos Científicos e gerais Kleber Chicrala

Gincana Científica e Educativa com Equipamento Eletrônico somam em aulas que motivaram os alunos da Escola Estadual “ Professor José Juliano Neto “

13 MAR 2022 • POR kleber Chicrala • 08h09
Um exemplo da equipe de alunos participantes da Competição Educativa da Escola Estadual “ Professor José Juliano Neto “ - divulgação
O Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CEPOF) – INCT – IFSC – USP, coordenado pelo Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato, em parceria com a Direção de Ensino da região de São Carlos, representada pela dirigente regional de ensino a Profa Débora Gonzalez Costa Blanco, e  com a direção da Escola Estadual “ Professor José Juliano Neto “, tendo como diretora a Profa Regina Helena Corsi, e a Profa Talia Pietra Soares,  coordenadora da área da Ciências da Natureza e Matemática, com a participação dos alunos da referida escola, e contando com o apoio e participação dos professores ( neste dia com o Prof. Fábio Roberto Carvalho – disciplina de matemática),  fizeram o lançamento no último dia 09 do uso de tecnologia para apoiar o processo de ensino aprendizagem nas ações intituladas “ Gincanas Educativas e Científicas na Escola “.  
 
Os alunos jogaram em equipe e respondiam  perguntas específicas dirigidas pelo professor da matéria, que neste caso era matemática, com a temática de reforço escolar intitulada “ frações equivalentes”.  Ao saberem a resposta correta das alternativas da questão, um dos alunos  da equipe competidora apertava o botão do equipamento, e uma sirene e uma luz ( giroflex) eram acionados, e assim com a resposta correta a equipe pontuava. 
Esta  gincana educativa promovida na sala de aula, motiva os alunos para o aprendizado e reforço escolar de forma lúdica e dinâmica, explica mediador Ms. Kleber Chicrala ( difusão científica e jornalista do CEPOF – IFSC – USP), sendo que toda a dinâmica do jogo conta  com o auxílio dos professores das disciplinas, e que ao final reforçam o conteúdo da aula, explica Chicrala.
 
Antes do início da competição educativa, o Prof. Vanderlei Salvador Bagnato ( CEPOF – IFSC – USP) , fez uma explicação sobre a área da matemática com a participação dos alunos, e a entrega do equipamento eletrônico para uso nas demais salas de aulas, dentro da metodologia aplicada neste trabalho educativo. 
 
Apresentação/aula do Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato – CEPOF – INCT – IFSC – USP, e o  Prof. Fábio Roberto Carvalho da disciplina de matemática da Escola Estadual “ Professor José Juliano Neto “ que conduziu a gincana educativa. 
 
 
Fontes: Ms. Kleber Jorge Savio Chicrala – Jornalismo Científico e Difusão Científica do CEPOF – INCT – IFSC – USP, e Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato – Coordenador do CEPOF – INCT – IFSC – USP , Profa Débora Gonzalez Costa Blanco - Dirigente regional de ensino da região de São Carlos,  Profa Regina Helena Corsi  - diretora da Escola Estadual “ Professor José Juliano Neto “, Profa Talia Pietra Soares - coordenadora da área da Ciências da Natureza e Matemática da Escola Estadual “ Professor José Juliano Neto “, e o Prof. Fábio Roberto Carvalho da disciplina de matemática da Escola Estadual “ Professor José Juliano Neto “.