Instituto de Física de São Carlos – USP
20 FEV 2022 • POR kleber Chicrala • 09h17O Diretor do Instituto de Física de São Carlos(IFSC) – USP Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato entrega a direção do IFSC aos professores Dr. Osvaldo Novais Oliveira Jr e Dra Ana Paula U. Araújo com o sentimento de “ Dever Cumprido” com dedicação e comprometimento.
A primeira unidade da USP em São Carlos, foi criada em 1948, com a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Porém, as atividades tiveram início, efetivamente, cinco anos depois, com a primeira aula proferida no dia 18 de abril de 1953, no prédio que hoje abriga o Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC), localizado na região central da cidade.
O crescimento da escola, tanto no número de alunos quanto no de atividades, forçou a transferência da unidade para um terreno maior, onde foi construído o atual Campus USP de São Carlos, criado em 1956.
Na década de 1970, a diversificação e o crescimento das atividades da Escola de Engenharia se multiplicaram, resultando em um transbordamento da divisão de então. Isto levou à criação de novas unidades de ensino: o Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos (ICMSC) e o Instituto de Física e Química de São Carlos (IFQSC). Mais tarde, em 1994, o IFQSC se divide, resultando na criação do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) e do Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Atualmente, essas cinco unidades de ensino: EESC, ICMC, IFSC, IQSC e IAU, somadas à Prefeitura do Campus Administrativo de São Carlos (PCASC), ao Centro de Informática de São Carlos (CISC), ao Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) e a outros órgãos/serviços, formam a USP-São Carlos.
O programa de Pós-graduação nos níveis de Mestrado e Doutorado em Física foi formalmente registrado em 1975, com áreas de concentração em Física Básica e Física Aplicada, tendo a sua primeira avaliação pela CAPES em 1979 obtendo o conceito A. Desde então vem sendo obtendo nota máxima na avaliação CAPES, o que demonstra estar no caminho certo e em concordância com a vocação inicial do IFSC.
Nestes últimos tempos as inovações, a aumento das linhas de pesquisas, e o ensino de qualidade, mesmo com a pandemia, não pararam totalmente, mas fez com que a forma de gestão, administração e direção do Instituto de Física de São Carlos ( IFSC) – USP também se renovasse e se adapta-se a essa nova realidade mundial, enfrentando esse grande desafio da melhor forma criativa e inovadora possível.
Mas a inovação sempre esteve presente no “ espírito” e na mente dos pesquisadores do IFSC – USP, pois além de pesquisar e ensinar, essa palavra faz parte da trajetória destes “ guerreiros da ciência “, que trazem para a sociedade as soluções de problemas que ameaçam historicamente a humanidade.
O Prof. Dr. Vanderlei S. Bagnato afirma da seguinte forma sobre o IFSC – USP: “O Instituto de Física de São Carlos, é uma das Unidades mais produtivas da USP. Porém mais que produzir conhecimento, ele produz oportunidades. Aqui se cria diversos tipos de oportunidades. Para nossos alunos, é a oportunidade de receber uma educação completa como em poucos lugares. Para a sociedade é oportunidade de usufruir de avanços tecnológicos na fronteira do conhecimento , promovendo soluções em saúde, em entendimento, em meio ambiente, em novos fármacos, em novos materiais e tantos outros. Além disto é uma grande oportunidade para a ciência, pois aqui, avançamos o conhecimento com grande responsabilidade e estamos sempre alerta para seu uso, quando aplicável. Tenho muita satisfação de poder ter contribuído, como diretor, para esta maravilhosa Unidade da Universidade de São Paulo “, completa Bagnato.
A máxima : “ Fazer acontecer com dedicação, trabalho e responsabilidade “ , ouvida e utilizada, pelo diretor e pesquisador que entrega o cargo de direção após essa gestão dinâmica junto ao IFSC, o Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato , retrata bem o que seria uma liderança comprometida com a pesquisa, o ensino, a inovação, com a difusão científica, e principalmente com o Brasil. Parabéns Prof. Bagnato !
Fontes: Kleber J.S. Chicrala – Jornalismo Científico/Difusão Científica do CEPOF – INOF – IFSC – USP; Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato – Coordenador CEPOF – INOF – IFSC – USP , Pesquisador e que foi o Diretor do IFSC – USP; www.ifsc.usp.br e Wikipédia .