Tal pai, tal filha

Juliana Souza assume cargo de subcomandante da Guarda Municipal

Em 19 anos, é a primeira vez que corporação terá uma mulher na função; em entrevista, disse que teve no pai, o grande incentivador

16 FEV 2022 • POR Marcos Escrivani • 08h13
GM Juliana ao lado de uma viatura: “Meu sonho sempre foi trilhar o mesmo caminho do meu pai (‘seo’ Dito). Cuidar da segurança das pessoas - Divulgação

A guarda municipal Juliana Cristina de Souza, 39 anos, é a nova subcomandante da corporação em São Carlos. Mãe do pequeno Daniel, de apenas 2 anos, assume o posto pela primeira vez em 19 anos de história. Sua nomeação ocorreu no dia 12 de fevereiro.

Há dez anos Juliana integra a GM. Mas antes disso, já era servidora pública de carreira, pois por dois anos prestou serviços no Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).

Ser guarda municipal está no DNA da família, já que Benedito Donizeti de Souza (in memorian), seu pai, trabalhou na corporação por 18 anos. “Ele faleceu em junho de 2021. Mas por 28 anos foi guarda noturno”, disse a GM em entrevista exclusiva ao São Carlos Agora.

PAPAI INSPIRADOR

Lembro que meu pai (conhecido como ‘seo’ Dito) foi por 28 anos guarda noturno. Ai quando surgiu a GM ele prestou concurso e passou, Sempre gostei de ver ele fardado. Era muito bonito ver ele sair para trabalhar. Era (e é) meu orgulho”, contou.

Juliana disse que o seu pai foi sua grande inspiração para seguir como guarda municipal. Foi mais além, pois era um incentivador. “Meu sonho sempre foi trilhar o mesmo caminho do meu pai. Cuidar da segurança das pessoas, ter ética e formação moral. Tenho muito orgulho do ‘seo’ Dito e muita saudade”, disse ao se referir ao pai. “Desde pequena sempre quis ser GM. Tinha felicidade ao ver meu pai atuar na área da segurança e fui criada para admirar e respeitar a Guarda Municipal, bem como a Polícia Militar. Na minha ótica são pessoas corretas e confiáveis. Além de dar segurança para a população. Então quero poder passar confiança e segurança para quem necessitar dos meus préstimos”, emendou.

GM, MAMÃE, DONA DE CASA

Diariamente Juliana conta que tem jornada tripla pois além de guarda municipal, é dona de casa e mamãe do pequeno Daniel, de apenas 2 anos de vida.

“Não é fácil”, sintetizou. Ela salienta que durante o dia, quando presta serviços na corporação o filho fica com a ‘vó’ Neide. “Depois começa o segundo turno”, diz, sorrindo. “Quando chego em casa, tenho pouco tempo para os afazeres domésticos, pois o Daniel não desgruda. Quer atenção, carinho e brincar. E me dedico a ele todo o tempo que tenho disponível”, assegurou.

MAIS “RESPONSA”

Juliana é a primeira mulher a assumir um cargo de comando na Guarda Municipal. A promoção para ser subcomandante foi para ela, em um primeiro momento, uma surpresa. “Eu não esperava e encaro como um grande desafio, com as dificuldades do dia a dia. Mas minha responsabilidade aumenta, pois o trabalho é atrelado diretamente ao comandante”, analisou, salientando que até então nunca atuou na parte administrativa. “Estou aprendendo. É um aprendizado que faz como eu cresça como profissional, pois estarei em contato com todos os companheiros de farda”, emendou.

PRIMEIRA MULHER

Juliana é a primeira mulher a assumir um cargo de comando na GM e agradece a atual administração por abrir as portas para as servidoras. “Todas são capazes tecnicamente de mostrar que possuem condições. Na GM, por exemplo, fazemos o mesmo serviço que os homens”, comentou. “Considero um avanço maravilhoso, pois é uma questão de igualdade”, ponderou.

A GM

A corporação foi criada pela Lei Municipal Nº 12.895 de 31 de outubro de 2001, porém iniciou suas atividades em 2003.

Com 19 anos de criação e 17 de prestação de serviço, a Guarda Municipal conta hoje 158 agentes no total, sendo 64 mulheres e 94 homens. Há ainda 25 vigias, todos do sexo masculino. Tem uma Central de Monitoramento com 61 câmeras no posto fixo ao lado do Cemitério Nossa Senhora do Carmo e via sistema de alarme monitora locais públicos, além de manter o canil, sendo a instituição em São Carlos que possui cães para auxiliar em operações policiais.

SECRETÁRIO PARABENIZA

O secretário de Segurança Pública de São Carlos, Samir Gardini indagado sobre o novo cargo que é ocupado pela GM Juliana Souza, salientou que em seu ponto de vista, as mulheres devam ocupar os cargos de comando.

“Já tivemos duas mulheres no cargo de líderes e o sucesso foi total. Entendo que é um momento importante e que a GM Juliana terá o apoio do comando da GM, bem como do secretário”, garantiu.