Saúde

Carreta da mamografia estará em São Carlos entre os dias 14 e 26 de fevereiro

Carreta do projeto “Mulheres de Peito”, ficará estacionada na Praça do Mercado Municipal

4 FEV 2022 • POR Redação São Carlos Agora • 13h05
Carreta da mamografia - divulgação

A pedido do vereador Rodson Magno do Carmo juntamente com a vereadora Cidinha do Oncológico, Secretaria Estadual de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde, São Carlos receberá a carreta do Programa “Mulheres de Peito”, que ficará estacionada na Praça do Mercado Municipal, no período de 14 a 26 de fevereiro, para realização de mamografia e detecção precoce do câncer de mama.  

O programa “Mulheres de Peito”, do Governo do Estado lançado em 26 de Dezembro de 2013, atende mulheres acima de 35 anos, mas visa incentivar principalmente as mulheres paulistas com idades entre 50 e 69 anos a realizarem exames preventivos de mamografia, o objetivo é promover um rastreamento contínuo da doença, visando à detecção precoce de tumores malignos inclusive em fases em que a mulher não apresenta nenhum sintoma.

Para as mulheres entre 50 e 69 anos de idade, não há necessidade de pedido médico de mamografia para a realização do exame nas unidades móveis, mas exige-se a apresentação do RG e do cartão SUS. Pacientes entre 35 e 49 anos também podem fazer, mas desde que tenham em mãos um pedido médico, RG e cartão SUS.

A carreta permanecerá na cidade entre os dias 14 a 26 de fevereiro, e serão distribuídas 50 senhas diárias de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, e 25 senhas aos sábados, das 8h às 12h. As imagens captadas pelos mamógrafos serão encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (SEDI), serviço da Secretaria, situado na capital paulista, que emite os laudos à distância.

O equipamento faz a mamografia e o resultado fica pronto em dois dias. Se houver alguma suspeita, faz-se a ultrassonografia na própria carreta. Se houver necessidade, também serão realizados exames como biópsia e exame de tecido (histológico). Caso seja diagnosticado câncer, a mulher é encaminhada para tratamento.

As carretas possuem 15 metros de comprimento, 4,10 metros de altura e, quando abertas, 4,90 metros de largura. Além de mamógrafo, cada veículo é equipado com aparelho de ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antena de satélite, computadores, mobiliários e sanitários. As unidades móveis de mamografia contam com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista.