2021 é marcado por feitos inéditos para o H7 Esportes/La Salle
Liga Nacional e Campeonato Paulista são conquistas que entram para a história esportiva da cidade
31 DEZ 2021 • POR Marcos Escrivani • 09h10Com uma equipe bem jovem, mas um projeto que vem sendo colocado em prática há seis anos. Idealizado pelo técnico (e professor) Antonio Carlos Rodrigues, o handebol feminino, através do H7 Esportes/La Salle entra para a história esportiva de São Carlos, com as participações até então inédita na Liga Nacional e Campeonato Paulista.
Em ano de ‘debut’ e marcado pela pandemia da Covid-19, as atividades presenciais tiveram início somente no segundo semestre. O calendário do time são-carlense foi intenso e desgastante, mas cumprido à risca e com as metas atingidas, segundo Antonio Carlos.
Segundo o técnico, a participação de São Carlos nos eventos oficiais em 2021 foi exemplar, uma vez que após um período de reclusão e treinos online devido a pandemia obteve grandes resultados. Por exemplo um empate com a equipe do Pinheiros (a qual nunca havia chegado próximo de uma possível vitória). O resultado positivo sobre Jundiaí que colocou o time pela primeira vez na história com a possibilidade direta de classificação para semifinal do Campeonato Paulista.
“Pela primeira vez tivemos nossa participação da Liga Nacional de handebol com as melhores equipes do País. A pandemia atrapalhou as competições no sentido da insegurança sobre a possível infecção pela doença”, ponderou.
Neste sentido, Tonho disse que os treinos tiveram que ser adaptados e as equipes não começaram a treinar no mesmo período, pois em alguns estados a liberação foi antes. “Quando as competições iniciaram tivemos equipes com três meses de treino, outras com duas semanas e algumas sem nenhum treino em quadra. No nosso caso estávamos com apenas três semanas de atividades presenciais”, explicou.
Após o encerramento das competições, em dezembro, Antonio Carlos avaliou a participação são-carlense na temporada como positiva. “Estou totalmente satisfeito com o desempenho das equipes que venceram todos os desafios e cumpriram todos os compromissos de maneira exemplar. Temos assim o legado de uma nova geração que semelhante àquela geração da 1ª e 2ª Guerra Mundial teve que participar de uma batalha que ficou na história e conseguiram utilizar o esporte para motivar e auxiliar este processo de superação”, comparou.
Segundo o técnico, para 2022, a expectativa é positiva, mas lembra que o grande desafio é conseguir apoio, pois o projeto depende de recursos e até o momento não conseguimos fechar as contas para a próxima temporada”, disse. “Estamos na luta e sabemos que podemos contar com muitos e dentre estes, temos o São Carlos Agora que sempre está por perto nos auxiliando”, emendou.
GRANDE FAMÍLIA
Na próxima temporada, Antonio Carlos comentou ainda que um grande desafio é chegar às 258 atletas em todas as categorias (desde o sub12 até a equipe adulta) e a expectativa é positiva, pois no planejamento consta estar presente novamente na Liga Nacional, Campeonato Paulista, Jogos Regionais e Jogos Abertos.
“Nosso receio está relacionado com as pessoas, pois devemos ser exemplo e nos cuidar frente a esta pandemia e outros possíveis problemas que possam vir. O nosso retorno está previsto para a primeira quinzena de fevereiro com a avaliação de todas atletas, trabalho na academia e pista”, finalizou.