Empregos

Conheça 7 profissões do futuro

25 NOV 2021 • POR Redação São Carlos Agora • 09h38

Já não se trabalha mais como antigamente. Essa é a verdade! Em tempos de internet e de ferramentas digitais, é importante que uma empresa tenha um site, um serviço de hospedagem, e-mail profissional e outros recursos.

Diante desse novo cenário, cada vez mais digitalizado, é normal que ocorra uma mudança no mercado de trabalho. 

Sendo assim, algumas profissões entram em extinção, outras passam a ser automatizadas, enquanto outras nascem novinhas em folha, trazendo mais oportunidades e novas áreas de conhecimento.

Por isso, é importante pensarmos acerca do que pode ocorrer no mercado de trabalho e assim visualizar melhor as profissões do futuro. Não se trata de magia e ver o que vai acontecer em uma bola de cristal. 

Estamos falando aqui é de compreender o que acontece hoje para analisar o que pode ocorrer amanhã. Desse modo, para saber mais sobre as profissões do futuro, dê uma conferida nos tópicos a seguir. 

As 7 profissões do futuro

Estamos em um momento onde a automação dos processos pavimenta o caminho do sucesso para uma empresa, não importa a área de atuação, nem mesmo se é um micro, pequeno ou grande negócio. 

Um exemplo disso é ter à disposição um e-mail profissional, capaz de agilizar a comunicação com clientes e fornecedores, trazendo mais credibilidade e profissionalismo para a empresa.

Diante da digitalização, os profissionais devem estar aptos a dominar essas tecnologias. É nesse contexto que hoje em dia os gestores estão de olho nas hard skills (habilidades técnicas) e nas soft skills (habilidades suaves) na hora de contratar. 

As primeiras consistem naqueles conhecimentos de caráter mais prático, específicos para cada profissão. Nesse caso, um especialista em Inteligência Artificial, por exemplo, tem como hard skills domínio sobre algoritmos, matemática, aprendizado de máquina e outros conhecimentos.

As soft skills, por outro lado, são habilidades que possuem caráter mais subjetivos e abrangem conceitos como empatia, capacidade de liderança e desenvoltura ao falar em público.

O que elas têm a ver com as profissões do futuro? Tudo! O equilíbrio entre as hard e as soft skills representam o perfil ideal do profissional do futuro, que consegue aliar conhecimento técnico em um mundo digital, com características humanizadas.

 

Sendo assim, conheça agora 7 profissões do futuro. Talvez você, daqui a alguns anos, estará atuando em uma delas.

1 - Analista de Big Data

Os profissionais com um bom conhecimento sobre o Big Data possuem boas oportunidades no mercado de trabalho. 

O Big Data, também conhecido como Grande Volume de Dados, é importante para as empresas. É por meio desses dados, ou seja, dessas informações, que os gestores conseguem planejar melhor as estratégias de Marketing Digital.

Diante do acúmulo de dados circulando diariamente na internet, é preciso ter à disposição profissionais aptos a utilizarem ferramentas que possibilitam coletar, avaliar e organizar isso tudo.

São esses profissionais que permitem organizar esse amontoado de informações e apresentá-las de um modo compreensível.

Desse modo, os diferentes setores de uma empresa possuem condições de tomar as melhores decisões estratégicas para captar leads, melhorar a experiência do consumidor e mais uma série de objetivos.

2 - Especialista em Cloud Computing

Não é um exagero afirmar que a digitalização hoje em dia anda nas nuvens, pois a tal Cloud Computing (Computação em Nuvem) consiste no armazenamento dos mais variados tipos de arquivos na internet.

Isso, por exemplo, viabiliza o Home Office e facilita o acesso rápido às mais diversas informações. O Google Drive e o Dropbox são apenas algumas das ferramentas digitais que atuam com Cloud Computing. 

Por essa razão, profissionais que possuem conhecimentos sobre essa área, capacitados para promover ainda mais segurança para essa tecnologia, serão bastante requisitados no futuro, ainda mais em um mundo ainda saindo de uma pandemia.

3 - Desenvolvedor e especialista em Inteligência Artificial

Sabe quando a Amazon Prime, o Spotify, o Youtube e outros serviços de streaming sugerem conteúdo para você? Não, eles não estão adivinhando o seu pensamento, na verdade, eles estão utilizando IA para ler algoritmos e assim, “aprender” quais são os seus gostos.

Da mesma forma, isso pode ser utilizado na gestão de um negócio. O exemplo mais evidente disso são os chatbots, que são os atendentes virtuais, cada vez mais utilizados no atendimento ao e-commerce. 

A Inteligência Artificial usa conceitos como análise de algoritmos e Aprendizado de Máquina. E é aí que entra na jogada o Engenheiro de Inteligência Artificial, profissional que domina e estuda as tecnologias capazes de viabilizar e melhorar o uso da IA.

Tais profissionais também são responsáveis por promover o desenvolvimento, o teste e a aplicação de softwares inteligentes.

Com isso, entre as habilidades de um especialista em Inteligência Artificial, podemos destacar várias áreas do conhecimento, especialmente matemática e o entendimento de linguagens de programação.

4 - Pesquisador de energias renováveis

A proteção do meio ambiente é uma prioridade que sempre trouxe oportunidades para profissionais de diversas áreas, especialmente da ciência, como, por exemplo, a biologia, a química e a física.

No atual cenário, em que as alterações climáticas bagunçam o clima do planeta, a busca por alternativas de energia menos poluentes e baratas resulta em uma boa demanda de profissionais capazes de encontrar soluções para melhorar a nossa vida na Terra.

Não custa lembrar ainda que os consumidores já estão mais atentos quando o assunto é ecologia e as empresas (pelo menos as mais antenadas) já acionaram o alerta para essa preocupação.

Desse modo, aquelas pautas já conhecidas, como por exemplo, energia solar, eólica e o desenvolvimento de softwares que ajudam a sustentabilidade, favorecem a demanda por cientistas e profissionais que atuam para encontrar novas alternativas.

5 - Especialista em direito digital

A internet deve ser um local seguro e a LGPD (Lei Geral de Proteção dos Dados) está aí para colocar ordem no espaço virtual, dificultando a vida de cibercriminosos e trazendo mais segurança para clientes e empresas. 

Para desbravar as leis desse admirável mundo online, o Direito Digital surge para criar, entender e aplicar leis e regras que determinam como tornar o ambiente virtual um local mais seguro para todos.

Phishing, envio de malwares e outras práticas criminosas, são alvo do Direito Digital. O profissional que atua nessa área é bastante requisitado e, futuramente, deverá ganhar ainda mais espaço.

6 - Pet sitter

É o termo em inglês para “cuidador de pets”. Tais profissionais estão ganhando mais espaço, especialmente quando se trata de cuidar dos animais de estimação de pessoas que farão uma viagem longa de férias ou a trabalho.

Além de ser um serviço fundamental para o bem estar do animal, é um trabalho versátil, que pode se adequar às necessidades do profissional ou do tutor.

7 - Gerente de mídias sociais

Com o objetivo de otimizar a presença digital de uma empresa, o gestor tem que levar o negócio para as redes sociais, facilitando a interação com os clientes. 

Por ser uma tarefa de grande valor estratégico, é bom deixar essa missão para quem entende do assunto, que é o Gerente de Mídias Sociais.

Esse gerente organiza as diferentes ações de marketing e relacionamento voltadas para as redes sociais e diversas mídias. 

Ele é o responsável por interações que ocorrem nesse meio, envolvendo tanto os eventos de divulgação quanto as questões de relacionamento entre a empresa e os consumidores.

Conhecer as profissões do futuro é uma forma de se preparar para o mercado

Nesse contexto cada vez mais digitalizado, em que as empresas necessitam de presença online, hospedagem de sites e e-mail profissional, novas oportunidades surgem com o aparecimento de novas áreas e conhecimentos.

Com um bom equilíbrio entre as hard e as soft skills, o profissional do futuro poderá atuar com mais competência nesse novo cenário.

Portanto, agora que você já está a par de algumas das principais profissões que o amanhã reserva para nós, se torna mais fácil trilhar os rumos da sua carreira.