S.Carlos no mundo da ciência e da tecnologia

Instituto de Física de São Carlos – USP lança programa de vídeos em apoio à saúde mental

A pandemia de Covid-19 e o isolamento social promoveram mudanças radicais na vida de bilhões de pessoas ao redor do globo e resultaram num impacto adicional na saúde mental de todos.

15 AGO 2021 • POR Kleber Chicrala • 08h00
 A equipe de difusão científica do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica(CEPOF) – INCT – IFSC – USP irá lançar no dia 12 de agosto, às 15h, via o Canal Youtube (youtube.com/ifscusp1) uma coleção de vídeos em apoio à Saúde Mental visando apoiar a comunidade USP e a todos os interessados neste tema. 
 
O material gravado compõe uma coleção de vídeos na área, e conta com a participação dapsicóloga Bárbara Kolstock Monteiro.Temas relativos à saúde mental, a exemplo do controle e entendimento da ansiedade, estresse, depressão , síndrome do pânico, insegurança, medo, dentre outros, serão abordados, e dúvidas e orientações serão dadas aos participantes desta apresentação e lançamento. Este material tende a ser disponibilizadoà toda comunidade USP, e a sociedade em geral. 
 
Para o diretor do Instituto de Física de São Carlos – USP, e coordenador do CEPOF – IFSC – USP, Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato, este material é de fundamental importância, principalmente no momento de pandemia em que vivermos, somado a necessidade de apoiar toda a comunidade na área da saúde mental. 
 
Dia Mundial da Saúde Mental: A importância de cuidar
 
O dia 10 de outubro foi instituído pela Federação Mundial de Saúde Mental, no ano de 1992, como o Dia Mundial da Saúde Mental. Com o intuito de ressaltar a importância do cuidado com esse aspecto da nossa saúde, este dia, desde então, catalisou muitas mudanças, avanços, quebras de preconceitos e trouxe visibilidade e voz à causa.
 
Fontes: Jornalismo Científico do CEPOF – INCT – IFSC – USP e a Assessoria de Comunicação – IFSC - USP