Dia Nacional da Ciência e do(a) Pesquisador(a) Científico(a)
Comemoramos o dia da Ciência, qual o valor disto?
11 JUL 2021 • POR Kleber Chicrala • 07h55Foi comemorado no dia 8 de julho o Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador Científico, onde a primeira data em reconhecimento a este dia foi sancionada em 2001 pela Lei nº 10.221. No ano de 2088 foi e a segunda, pelo projeto de Lei nº 11.807, sendo:
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1o Fica instituído o dia 8 de julho como Dia Nacional da Ciência.
Art. 2o O Poder Público incentivará a divulgação pública do Dia Nacional da Ciência, assim como sua comemoração em todos os estabelecimentos educacionais do País.
Art. 3o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 18 de abril de 2001; 180o da Independência e 113o da República.
O VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no exercício do cargo de PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º É instituído o Dia Nacional do Pesquisador, a ser comemorado anualmente, no dia 8 de julho.
Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
A partir desta data, várias ações eatividades passaram a ser programadas como:ações de difusão científica pelos meios de comunicação, eventos diversos de divulgação e promoção da ciência e do conhecimento das atividades dos cientistas, feiras de ciência, aulas pela TV, mostras de filmes, palestras, programas e vinhetas de rádio , programas de televisão, entrevistas, palestras , clubes de ciência, exposições em museu, quites educativos, livros, colunas de jornais, matérias para a mídia em geral, premiações de alunos e professores, unidade itinerante ( ônibus), atividades em locais públicos e praça pública, visitas aos laboratórios, e principalmente, diversas experiências onde todos podem vivenciar o poder da investigação científica, destacando as inúmeras atividades de difusão científica realizadas ao longo de vários anos pelo Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica – Instituto de Física de São Carlos – USP , coordenado pelo Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato, e toda a equipe e membros do CEPOF – INCT - IFSC – USP. Estimulando diversos alunos de escolas púbicas e privadas a criarem e entendem ciência na prática com o auxílio de seus professores, e como o apoio da equipe de difusão científica do CEPOF – IFSC – USP . E também professores são estimulados e apoiados a gravarem aulas para serem assistidas pelos alunos pelo canal 10 da NET São Carlos ( mantida pelo CEPOF – IFSC – USP) e TVE São Carlos, e assim apoiar na solução do ensino neste período de pandemia.
O Brasil tem se destacado no meio científico internacional tendo sido responsável em média por 13% de tudo o que é pesquisado no mundo. Infelizmente, nem tudo é aplicado e o País chegou a aparecer em 69º lugar no ranking de inovação mundial (Índice Global de Inovação), com forte tendência de crescimento constante. Por esse motivo e outros, o apoio e financiamento as pesquisas são de extrema importância para o crescimento do País e desenvolvimento de uma sociedade. Mas se considerarmos as pesquisas como um todo, esse número (ranking) tende a crescer de maneira expressiva. Felizmente os esforços de pesquisadores e Instituições de ensino e pesquisas, comprometidos com o ensino da ciência e com a educação científica, vem superando esse ranking. Onde destacamos e exemplificamos os esforços e ações promovidas pelos professores e pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos – USP e por diversos professores e pesquisadores Brasil e mundo a fora.
Quebrando paradigmas, e tornando o ensino da ciência de forma atrativa e interessante, as Instituições de ensino e pesquisa seguem com este desafio, e com a pergunta que não quer calar: “ QUEM QUER SER UM CIENTÍSTA ? “
Apesar de todo avanço que a ciência tem proporcionado, e todas as soluções para a Humanidade que historicamente ela trouxe e traz, ainda exista quem duvide de seu poder e valor. Embora contra as provas e evidências, as dúvidas se tornam fracas e frágeis. Destacando que a sociedade, em qualquer parte do mundo, já se convenceu do valor dos trabalhos científicos realizados pelas mãos de dedicados pesquisadores.
Imagine um mundo sem Ciência, sem pesquisas, sem pesquisadores. IMPOSSÍVEL !As soluções de problemas graves que ameaçaram a espécie humana, o meio ambiente, e o planeta como um todo, sempre tiveram e sempre terão a fraterna presença e participação direta e constante da Ciência e dos Pesquisadores nas soluções de ameaças à vida no planeta Terra.
Assim a resposta simples e direta a pergunta inicial: “Comemoramos o dia da Ciência, qual o valor disto? “ seria resumidamente: “ A Ciência e os Pesquisadores tem um imensurável valor, ou seja, muito difícil de ser calculado tamanha sua importância “.
Fontes: Kleber Chicrala – Jornalismo Científico do CEPOF – INCT – IFSC – USP e Pesquisadores do CEPOF – INCT - IFSC – USP , internet e site do CEPOF, YouTube e com a colaboração do Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato – Diretor do Instituto de Física de São Carlos – USP e Coordenador do CEPOF – IFSC – USP.