Insônia, dificuldade de “pegar no sono” e aquele “dorme e acorda”
5 JUL 2021 • POR Max Reis • 16h09Max Reis - arquivo pessoal
A insônia é a situação onde temos a dificuldade de adormecer ou manter o sono. Geralmente a insônia pode ser simplesmente por maus hábitos, em outras situações transtorno de ansiedade ou depressão podem também causar insônia, ou estresse e problemas do cotidiano. E começa a ser caracterizado como um problema quando essa insônia se torna recorrente e limitante.
E essa insônia é como se seu cérebro e seu corpo estivesse em alerta por algum motivo, impedindo que você consiga desligar e relaxar. Inclusive nestes momentos de pandemia e outras preocupações como incertezas, problemas conjugais, instabilidade no trabalho e tantas outras coisas, são motivos suficientes para ficar alerta e não relaxar.
Os resultados dessa insônia afetam diretamente nossa produtividade, energia e disposição, humor, cognição (memória, lembranças, raciocínio) cansaço, dores, coordenação motora.
TRATAMENTO
Geralmente a insônia não é exatamente a doença, mas de forma geral é o sintoma de problemas físicos, emocionais ou maus hábitos e rotina. Então o tratamento é entender quais as disfuncionalidades da vida e da rotina para que seja observado e tratado. E alguns cuidados podem ser tomados para melhorar esse problema com sono:
- Ter uma rotina de horários para dormir e acordar;
- Atividade física irá ajudar a liberar alguns hormônios que podem melhorar a qualidade do sono;
- Banho morno, chás, meditação;
- Quanto mais escuro, mais nosso organismo libera a melatonina (hormônio do sono);
- Evitar cafeína, refrigerantes, alimentos pesados à noite;
- Evitar celulares, tablets, tv, e aparelhos de luminosidade pelo menos 30 minutos antes de dormir;
- A leitura antes de dormir pode ajudar;
A TERAPIA PARA INSÔNIA
A terapia tem a finalidade de entender todos os fatores que contribuem para esta insônia, e eliminar essas variáveis que podem melhorar significativamente a qualidade do sono. Além dos hábitos e comportamentos, é verificado também situações traumáticas que podem ter contribuído para essas situações de insônia, e de alguma forma na terapia ressignificar e dessensibilizar supostas situações de estresse pós-traumático e emoções reprimidas.
Além de na terapia aprender técnicas de meditação e auto-hipnose para acalmar a mente, relaxar e ter mais facilidade para dormir bem.