S.Carlos no mundo da ciência e da tecnologia

Biofotônica - Terapia Fotodinâmica: luz para a solução de diversos problemas

27 JUN 2021 • POR Kleber Chicrala • 09h11
Descontaminar órgãos para transplante técnica desenvolvida entre os pesquisadores do CEPOF –IFSC – USP em parceria com pesquisadores da Universidade de Toronto -Canadá - divulgação
A Terapia Fotodinâmica (TFD) baseia-se no uso de uma substância fotossensível (fotossensibilizador) que quando está nas células, ao receber luz em comprimento de onda adequado, é ativada e desencadeia uma série de reações com o oxigênio molecular presente, podendo gerar espécies citotóxicas, resultando na morte celular. Deste modo, a presença simultânea de luz, fotossensibilizador e oxigênio é fundamental para a TFD. A TFD é uma técnica não-invasiva, ou minimamente invasiva que pode ser usada para o tratamento de câncer, lesões pré-malignas, lesões infectadas por microorganismos, ou mesmo para fins cosméticos.
 
A área e pesquisas em Biofotônica vêm crescendo muito, tamanha sua importância e aplicação em diversas áreas do conhecimento, e com fundamental importância nas soluções dos problemas que surgem nesta pandemia causada pelo CoronaVírus.
O Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CEPOF) – IFSC – USP é um exemplo de centro de pesquisa com laboratórios equipados para desenvolver pesquisas de ponta, e conta com um seleto grupo de pesquisadores dedicados em diversas linhas de pesquisas, com alguns exemplos que elencamos a seguir, tendo como coordenador o Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato.   
 
Alguns projetos desenvolvidos nesta área são: