Cidade

Livro apresenta experiências de São Carlos e Las Palmas de Gran Canária nas compras públicas

3 DEZ 2010 • POR • 20h00

O livro intitulado Eficiencia y Transparencia en las Compras Públicas: Análisis de Dos Casos, resultado de um projeto desenvolvido por meio da parceria entre a Faculdade de Ciências e Letras, campus de Araraquara da Unesp, e o IEF – Instituto de Estudios Fiscales do Ministério de Economía y Hacienda do governo espanhol, com o apoio da Aecid – Agencia Española de Cooperación Internacional para el Desarrollo (Desenvolvimento), apresenta as experiências das Prefeituras de São Carlos (Brasil) e Las Palmas de Gran Canária (Espanha) na questão das compras públicas.

Coordenado pelo professor Valdemir Pires, do Departamento de Administração Pública da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, e a espanhola Ângela Blanco, o livro, que apresenta resultado da pesquisa de dois brasileiros, entre eles o secretário municipal de Planejamento, Rosoé Donato, e quatro espanhóis, utiliza como metodologia a narrativa analítica para mostrar o trabalho das duas cidades.

A pesquisa que possibilitou a ida dos brasileiros para a Espanha e a vinda dos espanhóis para o Brasil, deu oportunidade para que os pesquisadores acompanhassem de perto o aprimoramento no processo de compras públicas desenvolvido na Prefeitura de cada cidade.

Na tarde desta quinta-feira (2) Rosoé Donato, acompanhado dos secretários Paulo Almeida (Fazenda) e Leandro Severo (Comunicação), recebeu em seu gabinete os professores Andrés Sanz Mulas e Valdemir Pires, que vieram apresentar o livro.

Andrés Sanz Mulas, professor de economia da Espanha, disse que o objetivo da investigação é fazer os profissionais que trabalharam refletir sobre o assunto. “O que nós pretendemos é fazer as pessoas que trabalham nessa área refletir. Criar novos conceitos e aperfeiçoar o sistema nas compras públicas”.

O professor Valdemir Pires enfatizou que normalmente o setor de compras públicas apresenta muitos problemas, sendo passível de corrupção. “São Carlos é uma cidade que tem dado exemplo nesses últimos 10 anos. A Prefeitura vem aperfeiçoando seu sistema de compras, por isso foi escolhida para integrar o nosso estudo de caso”, completou Pires.

Para o secretario de Planejamento, “a participação em um projeto deste porte faz com que possamos trocar experiências e aprimorar nosso sistema de compras públicas, visto em termos de leis não existem muitas diferenças no sistema de compras públicas. Já conseguimos aplicar na prática alguns aprendizados”, salienta Rosoé Donato.