S.Carlos no mundo da ciência e da tecnologia

Dia Internacional da Luz: Nossa vida depende dela

16 MAI 2021 • POR Kleber Chicrala • 07h30
A luz conectando o mundo e fazendo ciência de alta relevância - divulgação
Neste próximo dia 16 de maio, comemora-se internacionalmente o Dia da Luz, instituído pela Organização das Nações Unidas e endossado por inúmeras instituições.  Todos devem estar se perguntando, por que comemorar a luz  ? Muito bem, a luz é nosso bem mais precioso. Não existiríamos sem ela e nada ao nosso redor existiria. A luz que vem do Sol ( e é bom lembrar que do Sol não vem calor, apenas luz), ao encontrar as plantas, as rochas  e a água no planeta, interage, convertendo-se em calor, que em parte mantém a vida do planeta. Além disso, é através da luz do Sol que toda energia química é gerada para manter a vida. As plantas são capazes, com a energia da luz, converter matéria bruta em matéria elaborada à base de carbono, que gera e alimenta toda a vida do planeta. Desta forma, nada mais justo do que reservar um dia para comemoração desta excepcional grandeza física, que de tão presente em nossas vidas, não apreciamos tanto.
 
Do ponto de vista científico, demorou muitos séculos para o homem entender o que de fato é luz (não que já entenda tudo, a cada dia novas descobertas). Descobrindo a natureza da luz, feita de basicamente eletricidade e magnetismo, permitiu aos cientistas entenderem melhor seu comportamento e sua fascinante interação com tudo. No último século, a luz passou a ter um domínio ainda maior tanto na ciência quanto na tecnologia. Graças ao bom entendimento que a ciências tem sobre a luz, foi possível desenvolver técnicas que permitem sua manipulação, sua produção e principalmente seu uso de forma adequada. Hoje a luz é fundamental para a ciência, pois através dela somos capazes de observar os limites do universo e entendermos nossa inserção neste magnífico e ainda enigmático universo. Mas, dominar a luz, tem nos permitido usá-la dentro dos laboratórios para avançar o conhecimento. Com luz temos desacelerado átomos e produzido avanços no chamado entendimento quântico da matéria, inclusiveredefinindo o padrão do Quilograma, dentro do novo Sistema Internacional de Unidades. Através da luz, muitas técnicas para detecção de doenças em análises clínicas tem sido possível. Com a luz desenvolvemos instrumentos cirúrgicos mais precisos, onde ao invés de lâminas metálicas, um feixe de luz LASER é o elemento de corte. A luz hoje é um elemento básico em modernas técnicas terapêuticas, tratando a dor, tratando doenças crônicas como fibromialgia, Parkinson, artrites, dentre muitas outras. A luz trata o câncer com grande sucesso e mais recentemente, está ajudando o controle dos vírus através de sistemas com ultravioleta que limpam superfícies e o próprio ar através dos sanitizadores. Não podemos deixar de mencionar a telecomunicação óptica, feita através de lasers e fibras ópticas, que permitem conectar todos com todo o mundo, num momento tão importante para manter a conexão do mundo. Sem a luz estaríamos na escuridão, sem a luz estaríamos também na escuridão de tantos avanços científicos, e também de tantas técnicas de suporte à vida. Vamos todos comemorar o dia internacional da luz, acompanhando as diversas atividades e esclarecimentos deste tema.
 
Fontes: Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato - Diretor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) - USP e Coordenador do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CEPOF) - IFSC - USP - INCT e o Jornalista Ms. Kleber Jorge Savio Chicrala - Coordenador de Jornalismo Científico do CEPOF - INCT - IFSC - USP