São Carlos entra na fase vermelha; Veja o que pode funcionar
As medidas são para conter o aumento de casos, mortes e internações causadas pela Covid-19.
8 FEV 2021 • POR Redação São Carlos Agora • 06h58São Carlos e os outros 23 municípios que compõem o Departamento Regional de Saúde (DRS – Araraquara) foram reclassificados para a fase vermelha do Plano São Paulo. A fase mais restritiva reflete o avanço da doença na cidade, principalmente na última semana, com aumento dos casos positivados, internações e óbitos.
Enquanto a região estiver classificada na fase vermelha do Plano São Paulo, fica proibido o atendimento presencial de público em comércio e serviços em geral; shopping centers, galerias e estabelecimentos congêneres; bares e restaurantes; salões de beleza e barbearias; academias de esportes de todas as modalidades, centros de ginásticas e estabelecimentos congêneres; educação complementar não regulada; eventos, convenções e atividades culturais.
Os estabelecimentos somente poderão realizar suas atividades utilizando-se dos serviços de entrega (delivery), drive thru e retirada, vedada a formação de filas externas.
O que é a fase vermelha?
É a fase de alerta máximo do Plano São Paulo, que dá diretrizes para a retomada econômica com segurança e estabelece medidas de isolamento social para diminuir a disseminação do novo coronavírus. São cinco níveis de restrição, indicados por cores, que vão desde a fase mais rígida até a liberação total. De acordo com o governo, a classificação é realizada com base no comportamento da pandemia em cada região (casos, óbitos e internações) e a capacidade de resposta do sistema de saúde local.
Apenas serviços considerados essenciais, como hospitais, farmácias, mercados, postos de combustível, açougues, e transportes coletivos.
O que não pode funcionar nesta fase?
Na fase vermelha, bares, shoppings, lojas, parques, academias, equipamentos culturais (cinemas, teatros e outros) e todos os serviços considerados não essenciais devem ser fechados.
Bares e restaurantes podem abrir?
Não. Apenas os serviços de delivery e drive thru podem continuar funcionando, segundo o Plano SP.
Na fase vermelha, lojas, galerias e shoppings devem fechar as portas, independemente de horário ou controle de acesso. Outros setores que precisam recuar são os salões de beleza e academias, que deixam de funcionar no período estabelecido. Eventos e atividades culturais também voltam a ser proibidos.
Os parques poderão abrir?
Os parques estaduais devem seguir as regras da fase vermelha e permanecer fechados.