Região

Ibaté intensifica fiscalização em terrenos com mato alto

Com o período de chuvas, Prefeitura reforça orientação para que os proprietários de terrenos mantenham esses espaços limpos

8 JAN 2021 • POR Redação São Carlos Agora • 07h04
Equipe de Fiscalização da Prefeitura de Ibaté faz inspeção em terreno com mato alto no bairro Domingos Valério - divulgação

A Prefeitura de Ibaté, por meio de seu setor de Fiscalização, está intensificando o trabalho de fiscalização e orientação para manutenção  da limpeza de terrenos na cidade. Segundo o Código de Posturas do Município (Lei número 2394/2008 de 17/04/2008) os terrenos vagos deverão ser periodicamente capinados sob responsabilidade do proprietário do imóvel. 

Em casos de irregularidade, a Fiscalização da Prefeitura faz a notificação para que o proprietário realize a limpeza do terreno no prazo de cinco dias, sujeito a pagar uma multa de 20 UFESP (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo), o que hoje corresponde a R$581,80. Em caso de reincidência a multa aplicada é o dobro. 

O trabalho de fiscalização nos terrenos em Ibaté foi reforçado a partir do mês de dezembro, quando as ocorrências de mato alto começam a aumentar devido ao período de chuvas, e deve continuar nos próximos meses. 

Pedro Marques Dea, responsável pelo setor de Fiscalização da Prefeitura de Ibaté, informou que somente no mês de dezembro já foram feitas cerca de 250 notificações. "Com as chuvas constantes desta época do ano o mato cresce muito rápido, por isso os proprietários devem estar mais atentos aos cuidados com seus terrenos. Ibaté tem muitos bairros novos, nos quais ainda há espaços sem construções intercalados com as residências. É importante o proprietário do terreno pensar no bem-estar e na segurança da vizinhança e fazer a sua parte. Denúncias podem ser feitas no setor de Fiscalização da Prefeitura pelo 16 3343-9800 ramal 2054".

A orientação é manter os terrenos limpos, sem lixo, entulho e com o mato baixo para evitar que se tornem abrigos de animais peçonhentos, como cobras e escorpiões, e criadouros de insetos, como o mosquito aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.