Cidade

Consequências de desastres ambientais são temas de livros lançados em São Carlos

27 AGO 2010 • POR Redação São Carlos Agora • 17h08
No dia 30 de agosto, acontece o lançamento do segundo volume do livro "Sociologia dos Desastres: construção, interfaces e perspectivas no Brasil", organizado pela professora Norma Valêncio, do Departamento de Sociologia da UFSCar. Na mesma data também será lançado o livro "Processos de territorialização e identidades sociais", organizado pela docente e por Elder de Paula, professor da Universidade Federal do Acre (UFAC), e Antonio Witkoski, professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Os eventos de lançamento das obras são abertos a toda a comunidade.

O segundo volume da obra "Sociologia dos Desastres" apresenta contribuições de doze pesquisadores do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociais em Desastres (Neped) da UFSCar, em capítulos que promovem uma reflexão multidisciplinar sobre os desastres.

Além disso, os capítulos abordam os riscos subjacentes ao contexto socioambiental brasileiro, sempre em busca da aproximação com a perspectiva sociológica. Os autores são oriundos de diferentes áreas do conhecimento, como Ciências da Engenharia Ambiental, Sociologia, Direito, Geografia, Psicologia e Economia. Assim, a obra busca indagar, por meio de diferentes abordagens, por que um cotidiano repleto de saturação, alienação, destruição, desigualdade, violência e vulnerabilidade se perpetua e se naturaliza no Brasil.

Por outro lado, a obra "Processos de territorialização e identidades sociais" busca expressar, sob o prisma de diversas áreas do conhecimento, os processos de violência contra grupos vulneráveis no Brasil contemporâneo. Os temas refletem, sobretudo, os grupos que têm suas identidades reforçadas pela forma específica de sua territorialidade, desde os povos da floresta aos que trabalham na saúde pública nas cidades, que testemunham a supressão dos meios que lhes permitem afirmação no mundo.

O livro reúne reflexões oriundas de resultados de pesquisas de professores e alunos dos Programas de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar; em Desenvolvimento Regional da UFAC; e em Sociologia da UFAM. A obra é uma publicação da RiMa Editora, EDUA, EDUFAC, com apoio da Capes.

O lançamento do livro "Sociologia dos Desastres: construção, interfaces e perspectivas no Brasil" será na próxima segunda-feira (30/8), às 16h30, no Neped, localizado no Departamento de Sociologia (DS) da UFSCar, na área Sul do campus São Carlos. Já o lançamento da obra "Processos de territorialização e identidades sociais" acontece também no dia 30, às 17h30, no Auditório do DS. O último livro estará disponível para venda no evento, mas ambos podem ser obtidos pelo site www.rimaeditora.com.br. Mais informações pelo telefone (16)3351-8673.