Esportes

Jarbas Castro e Walace Von Schmidt fazem balanço da participação no Rally dos Sertões

23 AGO 2010 • POR Redação São Carlos Agora • 17h39
Chegou ao fim na última sexta-feira (20) a 18ª edição do Rally Internacional dos Sertões, após cruzar 4.886 quilômetros em 10 dias os estados de Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Maranhão, Piauí e Ceará. A agitação do grid já deixa saudades e com ele também a sensação do dever cumprido como o da dupla Jarbas Castro e Walace Von Schmidt, da Equipe Opto Rally Team.

A equipe de São Carlos, interior paulista, finalizou a prova na 13ª posição da categoria Protótipos T1 e 37º tempo da Geral, em meio a 60 carros que largaram no dia 11 em Goiânia para esta jornada off-road. A dupla teve dois desafios, completar o difícil percurso das 10 etapas e também experimentar o novo Sherpa que estreou na prova.

"Foi muito bom chegar a Fortaleza e completar o Sertões mais uma vez. Tivemos dificuldades e acertos comuns para um carro que nunca havia competido. O Sherpa é muito bom e potente e os pontos fortes são o motor, suspensão, diferencial, câmbio, tudo top e o que um bom carro de competição deve ter. Foi um aprendizado e testamos tudo, diante disto, tivemos um saldo muito positivo", explica o piloto Castro.

Prova disto, é que nas especiais (trechos cronometrados) em que não apareceram imprevistos o desempenho da dupla foi exemplar e o Sherpa mostrou toda a sua robustez e rapidez.

Schmidt aprovou o roteiro e acredita que foi um Sertões de aprendizado: "Rali só termina na bandeirada e quando cruzamos a rampa já foi uma vitória. Aprendemos muito sobre o carro nestes 10 dias e logo mais, ele estará perfeito com as informações colhidas durante a prova. Estamos felizes por completar o roteiro e ano que vem tem mais Sertões", finaliza o navegador.

Os campeões 2010 foram Guilherme Spinelli/Youssef Haddad (Carros), Marcos Cassol/Rodrigo Mello/Davi Fonseca (Caminhões), Marc Coma (motos), Rafal Sonik (quadris).