Maus tratos e cativeiro sem permissão

Homem é detido por manter presos pássaros silvestres em Torrinha

13 SET 2019 • POR Redação • 13h27

Um homem foi detido nesta quinta-feira, 12, acusado de maus tratos e manter sem permissão em cativeiro pássaros silvestres. O flagrante aconteceu em uma casa na rua 7 de Abril, em Torrinha.

Uma viatura da Polícia Ambiental, composta pelos cabos Bonassi e Denilson, durante patrulhamento preventivo, viram seis gaiolas penduradas na parede da casa.

O proprietário foi requisitado e após autorizar a entrada, acompanhou a fiscalização nas gaiolas individuais onde havia um azulão, dois canários da terra, um papa capim, um bigodinho e uma calopsita. Todos sem anilha e com sinais de maus tratos (gaiolas sem manutenção adequada, sem água, sem comida, sem proteção do sol ou chuva).

Diante disso os PMs elaboraram duas notificações: uma por ter em cativeiro espécies da fauna silvestre nativa sem a devida permissão (multa de R$ 2,5 mil) e outra por praticar ato de maus tratos (multa de R$ 18 mil).

A calopsita foi entregue a uma clínica veterinária, por não ter sido encontrado local para destinação. Os demais pássaros soltos em área de mata, pois apresentava características selvagens. As gaiolas foram destruídas.