Evento aberto ao público

Saúde e trabalho são temas de simpósio internacional na UFSCar

13 SET 2019 • POR Redação • 06h43

Nos dias 25 e 26 de setembro será realizado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) o Simpósio Internacional "Saúde e Trabalho: abordagem crítica e psicanalítica", organizado pelo Grupo Vida - Vivência Intrapsíquica e Desenvolvimento Ambiento-Organizacional - da Instituição. O evento é aberto a estudantes, pesquisadores, docentes e a trabalhadores em geral, interessados em discutir sobre a centralidade dos temas relacionados à saúde e ao trabalho para o desenvolvimento pessoal e organizacional.

A ideia é estabelecer um espaço de reflexões, reelaborações e debates, compartilhando conhecimentos de ponta ligados às disciplinas de Psicanálise e Ergologia, que é pouco conhecida no Brasil. O Simpósio também tem por objetivo problematizar a questão do prazer e da saúde em momentos de mal estar como o trabalho escravo, reeditado nos modos de produção contemporâneos.

A programação contempla mesas-redondas, apresentação de trabalhos, exibição de documentário e debates. Haverá também a conferência intitulada "O corpo subjetivo e 'corps soi'", que será conduzida por Eric Hamraoui, do Conservatoire Nationale des Arts et Métiers (CNAM), de Paris. A mediação das mesas e debates e a tradução da conferência serão feitas por Doris Lieth Nunes Peçanha, docente aposentada da UFSCar.

As atividades acontecem no Auditório da ADUFSCar, na área Sul do Campus São Carlos da Universidade. A programação completa, os valores e as orientações para submissão de resumos estão disponíveis no site do evento (https://simsaudetrabalho.faiufscar.com), onde também podem ser feitas as inscrições. Mais informações podem ser acessadas no Facebook (fb.me/grupovidaufscarcnpq) ou solicitadas pelo e-mail simsaudetrabalhoufscar2019@gmail.com.