Representatividade

Comissão de Fábrica na Volkswagen São Carlos completa 20 anos

5 JUL 2019 • POR Redação • 15h52

Em julho de 1.999 aconteceu na fábrica de motores da Volks, em São Carlos, o primeiro movimento grevista, que marcou a história de organização, luta e conquistas dos trabalhadores.

Com o objetivo de ter uma representação no local de trabalho que encaminhasse e negociasse com a empresa os problemas dos trabalhadores, os 450 metalúrgicos, na época, iniciaram a greve entre os dias 2 e 6 de julho, reivindicando a fundação da Comissão de Fábrica e também melhores condições de trabalho.

Vinte anos após esse movimento, a organização dos trabalhadores se fortaleceu e possibilitou a conquista de acordos que são referência para toda a categoria, como a Participação nos Lucros e Resultados (PLR), Redução de Jornada de Trabalho para 40 horas Semanais, Implantação do Lay Off  e PPE (Programa de Proteção ao Emprego).

Para o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos, Erick Silva, um dos Fundadores da Comissão, o importante dessa trajetória é o compromisso com os trabalhadores. "A trajetória de 20 anos de conquista da Comissão de Fábrica contribuiu muito para que os metalúrgicos de São Carlos entendessem a importância de se construir a organização no local de trabalho. É a partir dessa consciência de classe, que fortalecemos as conquistas, negociamos bons acordos, onde os protagonistas são os trabalhadores, sempre”, explica ele.

A atual Comissão de Fábrica foi eleita pelos trabalhadores em abril deste ano, e é composta por Andre Larocca Tavares, Claudinei Feitoza e Edinilson Jose De Andrade. O mandato tem duração de quatro anos.