Educação

“Alice Rossito Cervoni” desenvolve ações de conscientização ao autismo

5 ABR 2019 • POR Redação • 13h01

A EM Profª Alice Rossito Cervoni, no Jardim Encanto do Planalto (Esfer), realizou na terça-feira, 2, atividades em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. “Não poderia deixar de nesse dia trabalhar com nossos alunos e toda equipe escolar e comunidade, o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, bem como, o conhecimento sobre esse transtorno”, relatou a diretora da unidade escolar, Andreia Adriana Vieira Cintra.

Segundo ela, esse momento proporcionou uma reflexão sobre o aperfeiçoamento à prática pedagógica, tornando de fato a unidade, uma escola que desenvolve nas crianças, a aceitação e capacidade de conviver com o diferente.

“A escola tem a função de oferecer um ambiente para que os alunos se sintam acolhidos, inclusos e respeitados, recebendo as mesmas oportunidades para aprender e se desenvolver plenamente”, contou a professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE), Deise Cristine dos Santos Lopes.

Foram realizadas diversas atividades sobre o tema, tais como: roda de conversas com os alunos; cartazes; leitura de livros; além de ter sido projetado um desenho da Turma da Mônica, de Maurício de Souza, aos alunos e equipe escolar. “O objetivo da tirinha é mostrar alguns sinais do Autismo em crianças e a importância de procurar uma orientação profissional, o quanto antes, para um diagnóstico e tratamento, tudo com a orientação da coordenadora pedagógica, professora Sandra Elaine Franco do Nascimento”, contou Andreia Adriana. 

Ela ressalta que cada aluno levou para casa um folder explicativo aos pais e responsáveis, sobre o tema e uma bexiga azul, cor símbolo do Autismo. A escola também recebeu um painel com observações sobre as características do Autismo, exposto para todos. Toda a escola foi decorada com bexigas azuis.

A direção, coordenação e equipe escolar agradecem todo empenho e trabalho da professora do AEE, Deise Cristine, que com muito carinho planejou as ações desse dia. “Agradecemos também o empenho de todos os funcionários e equipe escolar”, finalizou a diretora.

O QUE É O AUTISMO?

O autismo não é doença e sim um transtorno global do desenvolvimento, marcado por três características fundamentais: Inabilidade para interagir socialmente; Dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos; Padrão de comportamento restritivo e repetitivo. Ocorre em diferentes graus: dos quadros mais leves, sem comprometimento de fala e inteligência até mais graves com grande comprometimento de fala, relações interpessoais e da autonomia pessoal.