Região

Ibaté tem sucesso na campanha de vacinação da pólio

Meta era vacinar 2.491 crianças de zero até 5 anos incompletos, mas cidade superou o índice em 101%

2 JUL 2010 • POR Redação São Carlos Agora • 08h49
O Departamento de Saúde informou durante esta semana, que a primeira fase da vacinação contra a poliomielite, conhecida também como paralisia infantil, superou todas as expectativas.

A estimativa da Vigilância Epidemiológica do município era vacinar 2.491, mas somente na primeira etapa a cidade vacinou 2.515 crianças, ou seja, 100,96% da meta.

Os profissionais da saúde da Prefeitura de Ibaté realizaram a imunização no Centro de Saúde e nas diversas unidades do Programa de Saúde da Família (PSF’s). A enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Crislaine Mestre conta que a campanha de vacinação foi bastante intensa. “Fomos até as crianças moradoras da zona rural, em locais que sabíamos que as famílias não tinham como se deslocar. Fomos a fazendas, chácaras e sítios”, diz.

Para o prefeito José Luiz Parella, o Zé Parrella, o sucesso da vacinação se deve à conscientização dos ibateenses e dos profissionais da área da saúde. “Agradeço a colaboração dos pais e mães que levaram seus filhos para tomarem a vacina, que é muito importante para manter a paralisia infantil erradicada no nosso país. Também agradeço aos profissionais da saúde pelo dedicado trabalho, que resultou em mais uma campanha de vacinação bem sucedida”, diz.

A segunda fase da campanha será no dia 14 de agosto. Para receber a vacina é necessário ter idades entre zero até 4 anos, 11 meses e 29 dias.

A DOENÇA - A poliomielite é uma doença causada por um vírus, que causa paralisia por vezes mortal. É mais comum em crianças, mas também ocorre em adultos.

A campanha tem como objetivo manter a erradicação deste agente infeccioso, sendo de grande importância o comparecimento das crianças, já que a vacina é extremamente segura e eficaz.