Polícia

Novo comandante da PM quer trabalhar com a prevenção

29 JUN 2010 • POR Redação São Carlos Agora • 13h09
O tenente coronel Jackson Justus é o novo comandante do 38º Batalhão da PM em São Carlos. Desde o último dia 21 ele está a frente da unidade em substituição ao coronel João Donizetti Scozzafave, que deverá se aposentar em breve.

Justus concedeu uma entrevista em primeira mão ao portal de notíciasSão Carlos Agorae contou como será a sua forma de atuação na cidade. Ele quer atuar no regime de polícia comunitária, envolvendo todos os órgãos e a sociedade. “A criminalidade é bastante ampla no Brasil, quiçá no mundo. Para que a gente possa ter uma melhoria, todos os parceiros vão ter que se envolver para melhorar essa qualidade e para isso nós buscamos Polícia Comunitária e Direitos Humanos”, declarou o coronel, que concluiu dizendo que todo o seu trabalho será pautado na prevenção.

Sobre mudanças na área do Batalhão, Justus disse que no momento não vislumbra nenhuma modificação no quadro de oficiais e praças, a não ser por motivo de cursos ou outras situações.

O novo comandante também destacou o trabalho realizado pelo seu antecessor, o coronel João Donizeti Scozzafave. “Vou tentar dar continuidade ao trabalho dele, não sei se tenho essa competência toda que o “Scozza” tinha, mas gostaria de parabenizá-lo pela excelente oportunidade que ele me deu de vir comandar aqui.”

Quanto a tropa que vai comandar, o coronel disse estar contente e achou os seus policiais bastante interessados, que estão realmente dispostos a trabalhar em prol da sociedade.

Em relação à imprensa, Justus considera um fator essencial, porque, segundo ele, é através dela que todo o trabalho da Polícia é divulgado. “Nós recebemos o pessoal da mídia de braços abertos, as portas estão abertas, eu aqui e na rua sempre estarei a disposição de todos da mídia, para a gente conversar, trocar idéias e discutir”, concluiu o coronel.

Além de São Carlos, a área do 38º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I) compreende as cidades de Ribeirão Bonito, Ibaté, Dourado, Descalvado, Santa Rita do Passa Quatro e Porto Ferreira.

Perfil do comandante

O tenente coronel Jackson Justus tem 49 anos e há 29 está na corporação. Ele foi promovido em dezembro do ano passado e estava trabalhando na Coordenadoria Operacional do Estado Maior Especial da Polícia Militar, na cidade de São Paulo. Ele também trabalhou no 43°BPM/I (Sertãozinho), 3°BPM/I (Ribeirão Preto) 5°BPM/M (São Paulo), 13°BPM/M (São Paulo), DSACG (Departamento de Suporte Administrativo do Comando Geral), APMBB (Academia de Polícia Militar do Barro Branco), CAES (Centro de Altos Estudos de Segurança), EEF (Escola de Educação Física da Polícia Militar), DEC (Diretoria de Ensino e Cultura), Casa Militar, 4ª Seção do Estado-Maior da Polícia Militar, 5ª Seção do Estado-Maior da Polícia Militar e 1ª CIPGD (Companhia Independente de Polícia de Guarda).

Veja entrevista em vídeo: