Aberto ao público

Palestra na UFSCar aborda a democracia e o papel das redes sociais nas eleições

16 OUT 2018 • POR Redação • 08h07

No dia 18 de outubro, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) sedia a palestra "Capitalismo de Plataforma e as Linhas do Algoritmo", ministrada por Giuseppe Cocco, docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O evento tem a realização da Associação dos Docentes da UFSCar (ADUFSCar) e do Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som (GEMInIS) da Instituição.

A palestra irá se apoiar na ideia de que o neoliberalismo contemporâneo fomenta o ódio e a polarização nas redes sociais, reduzindo a eleição presidencial a uma batalha no WhatsApp, na qual os grandes vencedores são os "memes". Outro assunto a ser discutido é a transformação das redes discursivas em campo de luta, em uma eleição marcada pelo sequestro dos sentimentos.

Cocco é graduado em Ciências Políticas pela Université Paris 8, mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade pelo Conservatoire National des Arts et Métiers e doutor em História Social pela Université Paris 1. Desenvolveu pós-doutorado no Departamento de Estudos Psicossociais da Birkbeck University de Londres. Atualmente é Professor Titular da UFRJ, membro da pós-graduação da Escola de Comunicação e do Programa em Ciência de Informação (Eco-Ibict).

Além da palestra, haverá debate e o lançamento do livro "Enigma do Disforme - neoliberalismo e biopoder no Brasil global", de Cocco e Bruno Cava.

O evento é aberto ao público e tem início às 20 horas, no Auditório da ADUFSCar, localizado na área Sul do Campus São Carlos da UFSCar. Mais informações podem ser obtidas no site do GEMInIS, em www.geminisufscar.com.br.