Qualidade de Vida

Dia Mundial do Coração será celebrado em São Carlos com corrida e orientação à comunidade

26 SET 2018 • POR Redação • 13h26

No próximo sábado, 29, será realizada na Pista da Saúde da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) a corrida "Nós cuidamos do seu coração", juntamente com campanhas de intervenção breve de combate ao tabagismo e à hipertensão arterial. As atividades são gratuitas e abertas a toda a comunidade de São Carlos.

O evento será realizado no Dia Mundial do Coração e tem como objetivo estimular hábitos saudáveis de vida na população e oferecer orientação sobre pressão arterial e tabagismo. Serão percorridos 3 km (corrida ou caminhada), e também haverá avaliação da pressão arterial.

O evento é promovido pela Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da UFSCar, Academia Território Fit e Liga da Cardiologia da Universidade. As atividades serão conduzidas pelas professoras Meliza Roscani e Fabíola Rizzatti, ambas do Departamento de Medicina (DMed) da UFSCar, e estudantes que integram a Liga.

TABAGISMO

De acordo com Fabíola Rizzatti, o tabagismo ativo é considerado uma doença crônica, que causa dependência física, psíquica e comportamental, assim como leva à dependência de outras drogas. Além disso, ela aponta que a fumaça do cigarro contém mais de 4.700 substâncias tóxicas e que o hábito de fumar causa ou está relacionado a mais de 50 doenças, como problemas no pulmão e do sistema respiratório, do coração e das artérias e vários tipos de câncer.

Para quem deseja parar de fumar, Rizzatti afirma que o tabagismo tem cura e que é preciso procurar um serviço de saúde para auxílio e avaliação de complicações relacionadas ao fumo. "Existem tratamentos que auxiliam nesse processo de parada com o cigarro, e o médico saberá orientar e indicar o tratamento de modo individualizado. Parar de fumar envolve mudança no estilo de vida, com o desejo de assumir hábitos mais saudáveis", reforça a docente.

HIPERTENSÃO ARTERIAL

Conforme explica Rizzatti, a hipertensão arterial está relacionada a consequências cardiovasculares e renais ruins como, por exemplo, doenças do coração, insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral e insuficiência renal. Alimentação adequada, práticas de atividades físicas e outros hábitos saudáveis auxiliam na prevenção e no controle do problema.

A CORRIDA

A corrida e as intervenções serão realizadas na Pista da Saúde da UFSCar, próximo à Portaria Sul do Campus São Carlos da Universidade. Os interessados devem se inscrever no local a partir das 8 horas. Os primeiros 200 inscritos receberão kits com camiseta, água e barra de cereal. O início do percurso está previsto para as 9 horas e, após o término do trajeto, docentes e estudantes da UFSCar estarão disponíveis para orientar os participantes, até as 12 horas.

Em parceria com o projeto "Operação Natal", a organização do evento pede aos participantes que levem, dentro de sua possibilidade, leite em pó, item de grande necessidade por parte das instituições que auxiliam pessoas socioeconomicamente desfavorecidas em São Carlos. Todo o leite arrecadado no ato das inscrições será destinado às instituições atendidas pelo Projeto no Município.