Polícia

Em São Carlos, Polícia Federal realiza operação contra fraudes na Previdência Social

31 JUL 2018 • POR Da Assessoria de imprensa • 08h17

A Polícia Federal, com o apoio do INSS, realiza nesta manhã a operação APATE, que visa desarticular organização criminosa voltada à prática de fraude em face da Previdência Social. As fraudes consistiam na criação de vínculos empregatícios fictícios e extemporâneos, com transmissão de dados pelo sistema "SEFIP/Conectividade Social" – Guia de Recolhimento do FGTS e Informações para a Previdência Social (GFIP), para fins de obtenção de benefícios previdenciários.

Estão sendo cumpridos nas cidades de Araraquara e São Carlos 04 mandados de prisão preventiva e 06 de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de São Carlos.

Durante as investigações, realizadas com apoio da inteligência da Previdência Social, apurou-se um prejuízo ao erário público de R$ 4.403.000,00 (quatro milhões, quatrocentos e três mil reais). Considerando-se a expectativa de vida do brasileiro, e sem considerar a inclusão de outros falsos vínculos inidôneos, pode-se considerar que o prejuízo aos cofres públicos chegariam a R$ 16.800.000,00 (dezesseis milhões e oitocentos mil reais).

Em um ponto na rua São Paulo, no Centro de São Carlos, os policiais fizeram diligências, mas o suspeito que eles procuravam não estava, por isso seguiram até a casa dele em busca de documentos.

Os investigados responderão pelos crimes tipificados nos artigos 171, § 3o, do Código Penal, e 2º, caput, da Lei 12850/13.

O SCA está acompanhando a operação. Mais informações a qualquer momento.