Shows especiais

Banda internacional faz apresentações em São Carlos

Participantes do intercâmbio musical promovido pelo Projeto Guri fazem duas apresentações com músicas de seus países

23 ABR 2018 • POR Redação • 12h39
A banda Move formada por bateria, percussão, trompete, saxofone, guitarra e baixo promoverá aos presentes um passeio musical - Daniel Santos

Jovens do Malawi, Moçambique e Noruega que participam do programa de intercâmbio Move (Musicians and Organizers Volunteer Exchange) farão dois shows em São Carlos no mês de abril: dia 26, às 15h30, no Cemac (Centro Municipal de Arte e Cultura) e no dia 27, às 20h, no Espaço 7.

Os eventos gratuitos e abertos ao público serão promovidos pelo Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – e apresentados pelos artistas internacionais que estão há quase 10 meses vivenciando o intercâmbio musical em São Carlos e São José dos Campos. São eles: Valentino Salimo, mais conhecido por Valé Valentão (Moçambique), Waliko Gondwe (Malawi), Kristoffer Dokka (Noruega), Calisto Ricardo (Moçambique), John Mchiswe (Malawi) e Hannah Larsen (Noruega).

A banda Move formada por bateria, percussão, trompete, saxofone, guitarra e baixo promoverá aos presentes um passeio musical com sucessos dos países de cada intercambista, além de faixas autorais.

MOVE

O Musicians and Organizers Volunteer Exchange (Move) é um programa de intercâmbio e voluntariado entre as organizações musicais JM Norway, Music Crossroads Malawi, Music Crossroads Moçambique e Amigos do Guri, membros da Jeunesses Musicales International (associação sediada na Bélgica que reúne diversas organizações musicais em cerca de 70 países).

O programa, custeado pelas forças de paz da Noruega (Fredskorpset – FK Norway), envia jovens dos países participantes para intercâmbios com o intuito de desenvolver novas habilidades individuais, interpessoais e culturais, ampliando e enriquecendo também as referências das comunidades onde eles desenvolvem projetos e atividades transformadoras.

Quatorze brasileiros já participaram do intercâmbio entre essas instituições: Jassá Aquino e Aydan Schmidt visitaram a Noruega no primeiro semestre de 2016, período em que os colegas Eduardo Scaramuzza e Ananda Miranda estiveram no Malawi. Em 2017, a Noruega recebeu Guilherme dos Santos e Thales Simões Martins; no Malawi ficou Elias Matarazzo e Vitor Lyra Biagioni. Atualmente, temos seis intercambistas no exterior: Gabriel dos Santos e Karoline Ribas, no Malawi; Renan Dias e Marcelo Brito, em Moçambique; e Cintia Galan e Igor Crecci, na Noruega.

Membro da JMI desde 2012, a Amigos do Guri também recebe os intercambistas: em 2016, estiveram aqui os noruegueses Ellen-Martine e Nikolai Gmachl-Pammer; e os moçambicanos Lalah Mahigo e Vando Infante. Em 2017, foi a vez dos moçambicanos Engristia Irina e Tiger Massuco, além dos noruegueses Sandra Skroedal e Ole Berget. No momento, os estrangeiros moram e desenvolvem atividades em duas cidades paulistas: Valentino Salimo (Moçambique), Waliko Gondwe (Malawi) e Kristoffer Dokka (Noruega) permanecem em São Carlos; e Calisto Ricardo (Moçambique), John Mchiswe (Malawi) e Hannah Larsen (Noruega), em São José dos Campos.