(16) 99963-6036
domingo, 20 de abril de 2025
Oportunidade

USP abre inscrições para estudantes que querem conhecer os cursos e saber mais sobre carreiras

16 Abr 2025 - 07h28Por Da redação
12ª Feira USP e as Profissões 2018, no Parque de Ciência e Tecnologia (Cientec).  - Crédito: Foto Marcos Santos/USP Imagens12ª Feira USP e as Profissões 2018, no Parque de Ciência e Tecnologia (Cientec). - Crédito: Foto Marcos Santos/USP Imagens

Logo Agência SPO Programa USP e as Profissões, que oferece visitas monitoradas gratuitas às unidades de ensino, institutos de pesquisa, centros culturais, museus e outros órgãos da Universidade, está com inscrições abertas. Promovido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP, o programa é voltado a estudantes do ensino médio e de cursinhos pré-vestibulares que estão decidindo qual carreira seguir. Para participar, os interessados devem acessar o site uspprofissoes.usp.br, consultar os dias disponíveis e realizar a inscrição. As vagas são limitadas.

A ideia é aproximar o público do cotidiano universitário, promovendo contato direto com ambientes de ensino e pesquisa da USP. Os participantes têm a oportunidade de conhecer pessoalmente salas de aula, laboratórios, simuladores e demais espaços acadêmicos. Além disso, permite a interação com a comunidade universitária, possibilitando vivenciar a rotina das faculdades e institutos.

As visitas monitoradas estão disponíveis até o mês de outubro e abrangem faculdades de todas as áreas do conhecimento, distribuídas pelos campi da USP no estado de São Paulo. Também fazem parte do roteiro instituições como o Centro de Biologia Marinha (Cebimar), o Museu de Zoologia (MZ), o Museu do Ipiranga e o Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE). A duração média de uma visita monitorada é de três horas, podendo variar de acordo com a unidade.

As inscrições abriram no dia 10 de abril e algumas unidades já têm vagas esgotadas, mas muitas delas programam mais de uma visita com inscrições a serem abertas em datas futuras.

Confira as vagas disponíveis para São Carlos

Das 8h30 às 11h30
CENTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURAL
Local: São Carlos
Vagas: 40
Inscrições: pelo e-mail visitas@cdcc.usp.br

Das 09h às 12h
INSTITUTO DE ARQUITETURA E URBANISMO
Curso: Arquitetura e Urbanismo
Local: São Carlos
Vagas: 120
Inscrições: neste link

21/05/2025 – das 8h30 às 11h30
CENTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURAL
Local: São Carlos
Vagas: 40 Vagas
Inscrições: a partir de 05/05, pelo e-mail visitas@cdcc.usp.br

29/05/2025 – vários horários das 8h às 17h
ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS
Cursos da Área 1 – Engenharia de Produção, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica e Engenharia Elétrica
Cursos da Área 2 – Engenharia Aeronáutica, Engenharia Ambiental, Engenharia de Computação, Engenharia de Materiais e Manufatura
Local: São Carlos
Vagas: 120 por horário
Inscrições: a partir de 05/05
Área 1 – nos links: das 8h às 12h, das 13h às 17h
Área 2 – nos links: das 8h às 12h, das 13h às 17h

29/05/2025 – das 09h às 12h
INSTITUTO DE ARQUITETURA E URBANISMO
Curso: Arquitetura e Urbanismo
Local: São Carlos
Vagas: 120 Vagas
Inscrições: a partir de 05/05, neste link

29/05/2025 – das 09h às 12h
INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO
Cursos: Bacharelado em Ciência de Dados; Ciências de Computação; Estatística e Ciência de Dados; Matemática Aplicada e Computação Científica; Matemática; Engenharia de Computação; Licenciatura em Ciências Exatas; Matemática
Local: São Carlos
Vagas: 80
Inscrições: a partir de 05/05, neste link

29/05/2025 – das 14h às 17h
INSTITUTO DE FÍSICA DE SÃO CARLOS
Cursos: Bacharelado em Ciências Físicas e Biomoleculares; Física; Física Computacional; Licenciatura em Ciências Exatas
Local: São Carlos
Vagas: 100
Inscrições: a partir de 05/05, neste link

29/05/2025 – das 09h às 12h
INSTITUTO QUÍMICA DE SÃO CARLOS
Cursos: Bacharelado em Química; Licenciatura em Ciências Exatas
Local: São Carlos
Vagas: 50
Inscrições: a partir de 05/05, neste link

 

 

Leia Também

Últimas Notícias