quinta, 25 de abril de 2024
Estado

Situação nos presídios paulistas está controlada, afirma SAP

17 Mar 2020 - 10h59Por Redação São Carlos Agora
Situação nos presídios paulistas está controlada, afirma SAP - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A Secretaria da Administração Penitenciária informa que a situação foi controlada nos Centros de Progressão Penitenciária de Mongaguá, Tremembé e Porto Feliz, além da ala de semiaberto da Penitenciária II de Mirandópolis, onde houve evasão de presos e ato de insubordinação devido à suspensão da saída temporária, que ocorreria nesta terça-feira (17).  Todas as unidades abrigam apenas presos em regime semiaberto, que é o preso que tem a possibilidade de sair para trabalhar ou estudar durante o dia e retornar, e que por lei tem direito a cinco saídas temporárias por ano.

O Grupo de Intervenção Rápida controlou a situação nos presídios de forma imediata. Atualização até às 10h desta terça-feira (17), registra 517 presos recapturados pela Polícia Militar com apoio de agentes de segurança penitenciária. A SAP realiza a contagem para determinar o número exato de fugitivos.

Saída temporária suspensa

A medida foi necessária, pois o benefício contemplaria mais de 34 mil sentenciados do regime semiaberto que, retornando ao cárcere, teriam elevado potencial para instalar e propagar o coronavírus em uma população vulnerável, gerando riscos à saúde de servidores e de custodiados.

Leia Também

Últimas Notícias