sexta, 29 de março de 2024
Estado

Secretaria de Agricultura do Estado de SP alerta sobre sementes recebidas com correspondências internacionais

03 Out 2020 - 08h00Por Via assessoria
Secretaria de Agricultura do Estado de SP alerta sobre sementes recebidas com correspondências internacionais - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Há vários registros no país de cidadãos brasileiros que estão recebendo pelos correios pacotes de sementes não solicitadas. A orientação da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo é para que o cidadão não abra, não semeie, não repasse a outra pessoa e não jogue no lixo. Este produto, na embalagem original deve ser entregue em uma unidade da Defesa Agropecuária do município para que seja recolhido. 

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) já emitiu um comunicado para que caso o cidadão não tenha feito compra on-line ou não reconheça o remetente, que não abra as encomendas deste tipo que cheguem a sua residência.  De acordo com a legislação brasileira, todo material de multiplicação vegetal, é considerado semente ou muda e a importação de qualquer quantidade destes produtos deve ter a autorização do Ministério, mediante solicitação do interessado pela compra. 

Apesar de parecerem inofensivas, estas sementes ilegais podem estar contaminadas e disseminar pragas e doenças e, assim, causarem sérios prejuízos econômicos e danos do ponto de vista da defesa sanitária vegetal como:

– A introdução de plantas daninhas: alguma espécie  vegetal sem ocorrência no Brasil pode dificultar o controle da mesma e/ou aumentar o uso de defensivos, afetar a produtividade agrícola e pecuária e causar riscos ao ambiente.

– Disseminar doenças e pragas: as sementes de origem desconhecida podem ser disseminadoras de insetos praga, podendo comprometer a produtividade de lavouras e aumentar o custo produção. Podem estar contaminadas por fungos, bactérias e vírus e tornarem-se vetores de grandes epidemias de doenças no campo.

No estado de São Paulo, a Secretaria, por sua Coordenadoria de Defesa Agropecuária é o órgão responsável pela defesa sanitária vegetal e pela proteção do patrimônio agrícola do Estado. São realizadas ações de monitoramento, vigilância, inspeção e fiscalização da produção e do comércio de plantas, partes de vegetais ou produtos de origem vegetal veiculadores de pragas.

Se você mora no campo ou na cidade e receber uma encomenda não solicitada com sementes, ou mesmo se você conhecer alguém que recebeu pacotes com sementes não solicitadas, entre em contato com a Secretaria pelo telefone 11 - 5067-0060, ou através do email faleconoscoagricultura@sp.gov.br

Leia Também

Últimas Notícias